Esposende participa na INTUR – Feira Internacional de Turismo do Interior

19 Nov

IMG_20211119_102807

Depois da participação nos eventos Xantar, em Ourense, e Fairway em Santiago de Compostela, o Município de Esposende marca presença na INTUR – Feira Internacional de Turismo de Interior, que decorre em Valladolid – Espanha, até 22 de novembro, no espaço conjunto da Entidade Regional Porto e Norte de Portugal.

Integrada na estratégia de promoção do concelho, esta participação constitui mais uma excelente oportunidade para reforçar a visibilidade de Esposende como destino turístico, procurando conquistar novos visitantes, sobretudo na época baixa, como forma de atenuar as desvantagens da sazonalidade.

Neste contexto, o Município aposta na promoção das suas marcas, nomeadamente o Parque Natural Litoral Norte (PNLN), a Estação Náutica de Esposende, o Caminho Português da Costa e a Alimentação Atlântica.

O PNLN carateriza-se pela sua beleza paisagística e valores naturais fatores preponderantes na sua classificação, estando esta área também incluída no Sítio "Litoral Norte" da Rede Natura 2000. A Estação Náutica de Esposende, certificada pela Fórum Oceano desde 12 de novembro de 2019 e integrada no projeto Portugal Náutico, pretende potenciar o desporto de natureza, o turismo ativo e a identidade do território, numa lógica de comunicação e dinamização global dos espaços náuticos de Esposende. O Caminho Português da Costa, um dos caminhos de peregrinação a Santiago de Compostela, tem denotando um crescimento exponencial de peregrinos, estando este itinerário assinalado em Esposende por vários marcos, placas e setas indicativas do itinerário em território do concelho. A Alimentação Atlântica está associada a Esposende, onde a gastronomia é baseada na excelência dos peixes e mariscos, preparados e confecionados com arte e mestria pelos profissionais da restauração. Destaque para a lampreia do rio Cávado, na época própria, passando pelos robalos e polvos do mar de Apúlia, além dos sargos, fanecas, carapaus, congros, sardinhas e ainda outros tantos mimos que fazem o gosto aos comensais. Da multiplicidade de “Sabores do Mar”, que caracterizam a gastronomia de Esposende, merecem especial referência outros produtos endógenos como os Vinhos Verdes de quinta dos produtores engarrafadores do concelho, os hortícolas da franja litoral, a doçaria local com destaque para as conceituadas Clarinhas de Fão, ou, ainda, os queijos e manteigas dos Laticínios das Marinhas.

A estes importantes ativos do território alia-se a beleza natural do concelho, que convida ao desfrute e à exploração. Neste particular, há a considerar a vasta oferta de percursos pedestres, que se afirmam como influente segmento do ecoturismo local, contribuindo para a conservação sustentável do património natural e cultural, divulgando o território e a cultura. De resto, a qualidade de vida de Esposende confere ao território a chancela de território de excelência.

A INTUR – Feira Internacional de Turismo de Interior Estamos é um relevante certame que congrega um elevado e diversificado número de expositores que operam no setor. Destaque para a INTUR Negócios, que se afirma como uma importante Bolsa de Contratação com um elevado número de Operadores Turísticos Internacionais

Segundo a organização da INTUR, este ano é de mudança, uma vez que a Feira Internacional de Turismo de Interior se adapta à procura de expositores e visitantes profissionais e se apresenta com uma nova estrutura pensada para continuar sendo um salão de referência neste segmento turístico. Esta “nova” INTUR marca a diferenciação entre os conteúdos dirigidos a profissionais e ao consumidor final e permitirá a expositores e visitantes centrar o seu tempo nas atividades do seu interesse e retirar a máxima rentabilidade desta feira.