Ações de sensibilização nas praias para o cumprimento de regras de combate à Covid-19

12 Ago

praia
O Município de Esposende, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, está a desenvolver uma campanha de sensibilização junto dos banhistas, apelando ao cumprimento das regras de saúde e segurança nas praias. À semelhança do ano transato, também condicionado pelo contexto de pandemia, esta campanha pretende assegurar que a época balnear decorra com a maior normalidade possível, garantindo as melhores condições de higiene e segurança.

O combate e controlo da pandemia de Covid-19 implica o contributo e empenho de todos, pelo que o Município apela ao rigoroso cumprimento das regras estabelecidas, as quais estão devidamente publicitadas nas praias concelhias.
Porém, para conferir uma vertente de proximidade e atenção para com os banhistas que nos visitam, os jovens beneficiários das Bolsas de Estudo do Ensino Superior, estão a desenvolver contactos personalisados. Para tal, receberam, previamente, formação para o desempenho das ações de sensibilização, encontrando-se no terreno, devidamente identificados e em equipas, acompanhados pelos técnicos do Serviço Municipal de Proteção Civil.
Estes mesmos jovens vão também colaborar diretamente com a Associação Bandeira Azul da Europa, na realização de inquéritos sobre a qualidade das praias e o cumprimento dos critérios da Bandeira Azul, a qual está hasteada em Apúlia, Ofir, Suave-Mar e Cepães.
Esta campanha integra-se num vasto conjunto de ações que a Câmara Municipal de Esposende, em articulação com as entidades competentes, definiu de modo a salvaguardar a saúde e a segurança dos veraneantes, levando também em consideração o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas.