Escolas de Fonte Boa e de Rio de Moinhos premiadas no Concurso Intermunicipal “As Olimpíadas da Cidadania e do Património”

IMG_20210702_101035

As turmas do 1.º/ 3.º anos da Escola Básica de Fonte Boa e a turma do 3.º ano da Escola Básica de Rio de Moinhos - Marinhas estão entre as sete vencedoras do Concurso Intermunicipal “As Olimpíadas da Cidadania e do Património”, promovido no âmbito do projeto Plataforma de Aprendizagem, Colaboração e Partilha “+Cidadania”, da Comunidade Intermunicipal do Cávado.

O certame envolveu os seis municípios da CIM Cávado – Amares, Barcelos, Braga, Esposende, Terras de Bouro e Vila Verde, sendo que a final decorreu no dia 30 de junho, em formato online, em virtude das condicionantes da pandemia, com a participação das turmas vencedoras, que, num momento de diversão e partilha, jogaram “O Fantástico Jogo das Perguntas Olímpicas” e transmitiram a sua experiência na dinâmica “As Olimpíadas aos nossos olhos”.

A Vereadora da Educação, Angélica Cruz, procedeu, posteriormente, à entrega dos prémios nas Escolas do concelho, um jogo de xadrez e uma medalha para cada aluno e cada docente titular de turma, e felicitou as turmas vencedoras e toda a comunidade educativa pela utilização deste recurso de atividades multimédia dinâmicas, interativas e lúdicas, que proporciona aos alunos um ambiente facilitador de aprendizagem, no qual se aprende brincando, ao ritmo individual de cada utilizador e de forma criativa.

Pelo quarto ano consecutivo, o Município de Esposende deu continuidade a este projeto dirigido à comunidade educativa do 1.º Ciclo do Ensino Básico, desde alunos a docentes, coordenadores e encarregados de educação, proporcionando um ambiente de aprendizagem rico em tecnologia, facilitador da aprendizagem, do trabalho colaborativo e da partilha de ideias.

Promovido em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Cávado, este projeto inovador foi criado com o objetivo de prevenir e reduzir o abandono escolar precoce, bem como de promover um espaço de aprendizagem online e seguro, dinâmico e interativo, de partilha de ideias e experiências, no âmbito do PIICIE – Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar do Cávado. Com este projeto pretende-se promover e desenvolver conhecimentos, competências e valores, que ajudam os alunos a desempenhar um papel ativo na comunidade, preparando-os para os desafios da sociedade atual, através do recurso a tecnologias digitais, com conteúdos educativos disponíveis nas linhas de trabalho de competências gerais, conteúdos locais e projetos educativos e comunitários. Esta plataforma assume-se como um espaço seguro de aprendizagem, unindo a comunidade educativa e contribuindo com recursos adicionais para o processo de ensino/aprendizagem que se pode continuar a desenvolver a partir do domicílio de cada um.

O projeto tem tido grande expressão no Município de Esposende, com a dinamização de ações de formação para professores e encarregados de educação que utilizam a plataforma como ferramenta de apoio à ação educativa, e, por conseguinte, um número de acessos e de participações dos alunos nas atividades propostas, quer sejam de teor curricular, de exploração do património local ou de realização de desafios bastante expressivos, abrangendo a totalidade dos alunos que frequentam o 1.º CEB no Município, de cerca de 1.300 alunos, respetivos professores titulares e encarregados de educação.

Integrado na Plataforma + Cidadania, este ano letivo, arrancou também o Projeto Piloto Ensinar e Aprender Português, que envolveu cerca de 170 alunos dos 1.º e 2.º anos de escolaridade. Trata-se de mais um recurso tecnológico para a aprendizagem do Português, pensado para assegurar também o ensino a distância. As atividades disponíveis visaram a aprendizagem, a recuperação e a consolidação dos conteúdos nas áreas da leitura e da escrita.

Estas dinâmicas e atividades refletem uma crescente evolução, reconhecimento e consolidação da intervenção do PIICIE, ao serviço da comunidade escolar do Município, contribuindo para a inclusão social e para a promoção do sucesso educativo, enquadrando-se nos eixos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.