Esposende associa-se ao combate da espécie invasora Cortaderia selloana

23 Jun

O Município de Esposende aderiu à Aliança Estratégica Transnacional de luta contra Cortaderia selloana.

Esposende associa-se, assim, a este movimento integrado no projeto LIFE Stop Cortaderia, cujo objetivo é o controlo da expansão desta espécie exótica invasora. Mais informações disponíveis em www.stopcortaderia.org.

Com esta adesão, o Município passa a integrar a lista pública alojada na web (http://stopcortaderia.org/language/pt/estrategia-pt/) e a fazer parte de uma rede de entidades contra a Cortaderia, podendo utilizar o selo que confirma a adesão. Além de receber notícias acerca dos avanços sobre investigação e gestão da espécie, a autarquia tem acesso à informação, documentos de resultados e conclusões dos trabalhos levados a cabo no âmbito do LIFE STOP Cortaderia, podendo ainda solicitar aconselhamento aos técnicos do LIFE STOP Cortaderia acerca dos seus planos ou iniciativas para a luta contra esta espécie invasora.

Integrado também na estratégia de controlo da expansão da Cortaderia selloana, o Município, com o apoio da Infraestruturas de Portugal e do ICNF-Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, vai apresentar uma candidatura ao Fundo Ambiental, com vista ao combate desta espécie no concelho e, assim, cumprir um dos grandes objetivos de preservação da biodiversidade autóctone através da implementação de medidas para reduzir significativamente o impacto de espécies exóticas invasoras em ecossistemas terrestres.

Estas ações enquadram-se no cumprimento das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, designadamente no âmbito da Vida Terrestre (ODS 14), Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.