Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

SARAU 'NO MUNDO EM QUE VIVI: Ilse Losa - narrativas de uma vida'

Agenda
Ilse 1 1024 2500
23 Mar '22

Quarta | 18H00

BIBLIOTECA MUNICIPAL MANUEL DE BOAVENTURA

Inserido no ciclo WOWman - Mulher, tantos Mundos

Figura maior da cultura portuguesa, Ilse Lieblich Losa deixou-nos um legado incomensurável. A sua escrita, ora envolta em nublosas memórias, onde gravitam vivências manchadas pela intolerância, ora perfumada por uma serena e doce expressividade, constituiu-se como farol que, sem intermitências, sem tempo e sem espaço, ilumina as nossas consciências. Uma escrita que também nos faz sonhar e viajar por novos imaginários, sobretudo nas páginas ternamente dedicadas às crianças, marca indelével da sua obra.

Neste sarau, e na semana que se assinala o 109.º aniversário do seu nascimento, procura-se evocar e homenagear a grande mulher e escritora Ilse Losa. De uma infância e juventude, na sua Alemanha natal, fortemente marcadas por perseguições da Gestapo à sua família, de origem judaica, à fuga para Portugal, com sua mãe, “num barco miserável e superlotado de escorraçados”, onde encontrou um p(P)orto que a acolheu e um amor que a fez constituir família e estreitar laços com Esposende, será propósito deste encontro percorrer os seus passos - que também tiveram que fintar as investidas da PIDE - e alguma da sua obra.

Dinamização: alunos/as e professores/as dos Agrupamentos de Escolas António Correia de Oliveira e António Rodrigues Sampaio, da Escola Secundária Henrique Medina, da Escola Profissional de Esposende e da Escola de Música de Esposende.