Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

Museu Municipal apresenta Peça do Mês

Agenda
Peca do mes setembro 1 1024 2500
01 a 30 Set '21

O Museu Municipal de Esposende divulga como Peça do Mês de setembro uma peça escultórica da autoria de Manuel Fernando Morgado Neto.
Fernando Neto, assim conhecido na sua terra, nasceu em Esposende no dia 6 de agosto de 1947. É filho de Quintino Vilas Boas Neto e de Ana Silva Alves Morgado. Herdou, juntamente com os seus irmãos, do seu pai e tios o conhecimento e arte de lavrar a pedra, no que o investigador de Arte popular nos anos de 1960 considerou uma genuína “escola de Esposende para a arte da pedra” (Nuno Faria, Ernesto de Sousa e a arte popular, Centro Internacional das Artes José de Guimarães, 2014).
Tornou-se um escultor de referência nacional pela sua criatividade e pela perfeição com que executa as suas obras, nomeadamente os pequenos detalhes. Realiza peças de diversa natureza, desde o mundo animal à figura humana.
As sua obras de arte, que saem do seu atelier, já fizeram parte de inúmeras exposições nacionais. Em Esposende, participou, no ano de 1999, no I Simpósio da Pedra e, em 2014, teve uma exposição dedicada a si no Museu Municipal de Esposende, designada “O Saber das Mãos Escultura de Fernando Neto”.
A sua obra está espalhada por inúmeras coleções privadas e coleções públicas, em Portugal e no estrangeiro.
O mestre Fernando Neto, à semelhança de seu pai, ensinou a arte de trabalhar a pedra ao seu filho Fernando Sérgio Neto. Assim, o legado e a arte da cantaria continuam a passar de gerações em gerações e a herança cultural e artística é cada vez mais significativa e inspiradora.