Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

Museu Municipal apresenta peça do mês de junho

Agenda
Peca do mes junho 1 1024 2500
01 a 30 Jun '21

O Museu Municipal de Esposende divulga a Peça do Mês de junho, que é da autoria de Maria Helena Galvão Amaral que tem como assinatura artística Lena Gal.


Lena Gal nasceu a 7 de junho de 1957, nos Fenais da Ajuda, concelho da Ribeira Grande da ilha de S. Miguel dos Açores.
A sua ligação à arte manifestou-se desde cedo, com 15 anos de idade, tendo começado por desenhar rostos femininos a carvão e a lápis de cor, que eram divulgados por jornais açorianos, com quem colaborou.
Em 1978, vem para Lisboa e, ao visitar exposições de Graça Morais, despoletou o seu desejo de começar a pintar. Em 1986 frequenta a Cooperativa de Gravadores Portugueses e em 1988 a Sociedade Nacional de Belas Artes e a Arco.
Durante dois anos, com o Mestre José Guerra, dedicou-se ao estudo das técnicas tradicionais de gravura em couro, em Sintra. Deu, assim, início a uma “filosofia plástica e pictórica própria”, à pintura sobre couro, ao restauro e à recriação de peças artesanais antigas.
Em 1996, começa a traçar o seu caminho e a pintura de forma mais profunda e nas suas telas representa as mulheres, resultado das suas vivências e das memórias da sua terra e numa homenagem às mulheres da “sua ilha”.
Ao longo do seu percurso, foi frequentando formação, participou em inúmeras atividades pedagógicas, foi monitora no programa “Artes e Ofícios”, projeto do Departamento de Educação da Câmara Municipal de Lisboa, e realizou workshops de Arte no Liceu Durffe, na Bishop Conrelly Higl Sochool e na University South Carolina USA, entre outros.
Tem realizado inúmeras exposições individuais e coletivas em Portugal e no estrangeiro e a sua obra está representada em diversos Museus nacionais e estrangeiros.
O Museu Municipal de Esposende possui, no seu acervo, duas obras da sua autoria.