Município de Esposende regista aumento generalizado de alunos

EducaçãoQualidade
30 Setembro 2022

O início do Ano Escolar fica marcado, em Esposende, pelo aumento do número de alunos inscritos, face ao ano anterior, correspondendo a 3% de aumento.
No ano letivo 2022/23 registam-se 6.169 alunos, mais 180 alunos que no ano letivo 2021/22 que teve 5.989 alunos inscritos, desde a Educação Pré-Escolar até ao Ensino Secundário.
Esse crescimento está diretamente relacionado com a maior procura do território de Esposende e do aumento populacional que se regista no concelho.
Esta inversão da tendência global para a diminuição de alunos, registada fora dos grandes centros urbanos, é uma consequência direta das políticas adotadas pelo Município de Esposende de fixação de população, nomeadamente em freguesias onde as escolas estavam com um número de alunos bastante menor do que a sua capacidade. Estas medidas são complementadas pela Estratégia Local de Habitação que proporciona uma melhor organização de toda a rede escolar e o melhor aproveitamento das infraestruturas ao dispor da comunidade, em termos de educação.
“Estes números comprovam a forma assertiva como o Município de Esposende olha para o seu território, desenvolvendo um trabalho em rede que privilegia o todo, conferindo autonomia aos seus parceiros e apoiando os projetos que contribuem para o crescimento de cada freguesia”, destaca o presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira.
No número de alunos, regista-se um aumento global de 6,2%, no Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira, com a escola de Criaz a ver crescer, em 50%, o número de alunos, face ao ano letivo transato. Fonte Boa regista uma subida de 12% e Rio Tinto de 10%. Palmeira de Faro aumenta em 12%, Gemeses 7% e Esposende 8%.
Já no Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio, o aumento global é de 5,5%. Os maiores aumentos registam-se em Vila Chã, Antas e em Mar, respetivamente com subidas de 37%, 19% e 11%. Também Pinhote e Rio de Moinhos aumentam o seu número de alunos em 9% e 8%, respetivamente.
“São diversos, os apoios disponibilizados pelo Município de Esposende para a Educação, num total superior a seis milhões e meio de euros. Procuramos estar sempre ao lado dos nossos parceiros educativos, dos alunos e suas famílias, ultrapassando, não raras vezes, as nossas competências. Porque o que verdadeiramente interessa é a melhoria das condições para toda a comunidade escolar, estamos a adotar algumas transformações, nomeadamente no funcionamento das cantinas”, adiantou Benjamim Pereira.
Assim, respondendo a este aumento da população escolar e decorrente da transferência de competências do Poder Central para a autarquia, o Município de Esposende, em articulação com as direções dos agrupamentos de escolas e das associações de pais, procedeu à alteração da gestão do serviço de refeições, até agora concessionadas. Neste momento encontram-se já sob gestão interna, as cantinas das escolas Escola Básica António Rodrigues Sampaio e Escola Básica de Apúlia, revelando excelentes resultados.
Isso permite, desde logo, um acompanhamento na elaboração das ementas, por parte da equipa de Saúde do Município, o que irá permitir uma maior uniformização da qualidade da alimentação fornecida aos alunos. Tal decisão contribui para a implementação das medidas constantes no Programa de Alimentação Sustentável, Geração S, promovido pelo Município, e que visa a sensibilização e a aplicação das melhores práticas e decisões tendentes a uma alimentação mais saudável e sustentável, desde logo privilegiando-se os produtos locais.
Mas o bom funcionamento das escolas é uma constante preocupação do Município de Esposende. Nesse sentido, o município tem vindo a promover a contratação das Assistentes Operacionais para as escolas, dando cumprimento aos rácios indicados pelo Ministério da Educação.
Neste âmbito, registe-se a plena cooperação por parte de todas as Direções, sem exceção, promovendo um diálogo constante sobre todas as ocorrências ou questões, permitindo a sua rápida avaliação e resolução.
Nessa promoção das melhores condições de funcionamento das escolas insere-se, ainda, a realização de pequenas intervenções, em vários domínios, dando-se resposta às expectativas e necessidades identificadas.
A muito curto prazo será efetuada, ainda, a instalação de novos equipamentos nos parques infantis escolares, processo que responde a um conjunto de solicitações e necessidades identificadas. Importa ainda referir que o Município está a proceder à revisão da Carta Educativa, com a qual se pretende realizar o planeamento e ordenamento prospetivo de edifícios e equipamentos educativos a localizar no município, de acordo com as ofertas de educação e formação que seja necessário satisfazer, tendo em vista a melhor utilização dos recursos, no quadro do desenvolvimento demográfico e socioeconómico do município.
O município tem tentado, dentro das suas capacidades, dar resposta positiva às expectativas dos professores, verificando-se que o ano letivo se iniciou de forma muito tranquila e com toda a normalidade, deste o ensino pré-escolar, até ao ensino secundário e profissional estabelecido no concelho. Para isso, a equipa da Divisão de Educação do Município de Esposende tem estado em permanente contacto com as direções, dando apoio incondicional em todas as situações.