Concursos Fish Chefe e Cantinas Escolares Sustentáveis conhecem vencedores

COVID-19EducaçãoMarço com Sabores do MarPresidentePromoção de SaúdeQualidade
01 Abril 2022

DSC07194 (1980 x 1320)

O Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, juntamente com a Vereadora da Educação, e também com a área funcional Saúde Pública, Alexandra Roeger, e a Presidente do IPCA - Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Maria José Fernandes, acompanhou, ontem, a final do Concurso Fish Chefe.

A iniciativa, que se enquadra no Programa de Sustentabilidade Alimentar – Geração S e que integrou a programação do evento Março com Sabores do Mar, decorreu no Laboratório de Inovação Alimentar e Artes Culinárias na extensão de Esposende do IPCA, num ambiente de verdadeira animação.

Depois das eliminatórias realizadas em cada uma das escolas do 2.º e 3.º ciclos do concelho, os finalistas do Fish Chefe tiveram a derradeira prova, tendo-se sagrado vencedora a aluna Lexi Gomes, da Escola Básica António Rodrigues Sampaio, com o prato Linguine com salmão fumado. Quanto aos restantes alunos em prova foram, da Escola António Correia de Oliveira, Carlos Costa e Miguel Santos, com o prato Massada de salmão no forno, e Sebastião Oliveira e Maria Clara Cabral, com o prato Ceviche de pescada com salada. Da Escola Básica António Rodrigues Sampaio, além da aluna vencedora, participaram Joana Peixoto e Matilde Caseiro, com o prato Pizza de salmão fumado e rúcula. A representar a Escola Básica de Apúlia estiveram Inês Cruz, com o prato Trouxa de peixe, e Gonçalo Vale e Martim Caseiro, com o prato Folhados de pescada cremosos. Já a Escola Básica de Forjães fez-se representar com Beatriz Ribeiro e Matilde Gonçalves, que confecionaram o prato arroz de peixe. A avaliação dos pratos na final do concurso Fish Chefe esteve sob a responsabilidade do Chefe Francisco Gomes, em representação do Chefe João Novo, da Escola Profissional de Esposende, que avaliou as provas nas escolas.

Ontem, teve lugar também a entrega dos prémios do Concurso Cantinas Escolares Sustentáveis, que integrou também a iniciativa Março com Sabores do Mar e que se insere no Programa Geração S. Estiveram envolvidas todas as cantinas escolares com serviço de confeção, da rede de cantinas escolares do concelho, sendo que a vencedora foi a cantina da Associação de Pais da Escola Básica do Facho, com o prato Massada de Peixe com salada, que conquistou também a Menção Honrosa “Incentivo à redução de desperdício alimentar”.

Foram atribuídas também as menções honrosas “Qualidade de Confeção” ao Centro Social e Paroquial de Fonte Boa, com Bacalhau à moda da Laida”; “Incentivo ao consumo de legumes” ao Centro Social da Juventude Unida das Marinhas, com Fofo de peixe com legumes; “Inovação e Sabor” à Associação Desportiva, Cultural e Social de Criaz-Apúlia, com Atum Assado no forno com batata aveludada; “Boas Práticas na aquisição de matérias-primas” ao Centro Social da Juventude de Mar, com Medalhões de pescada à Minhota; “Requisitos Nutricionais/ Sabor/ Promoção ao consumo de produtos locais e sazonais” à Escola Básica de Forjães, com Dourada grelhada com molho de alho, acompanhada de batata no forno e pimentos salteados; “Reformulação da receita com incentivo ao consumo de legumes” ao Centro Social e Cultural de Gandra, com Empadão de massa de peixe e legumes; “Incentivo ao consumo de produtos locais e sazonais” ao Centro Comunitário de Vila Chã, com Carapau assado no forno acompanhado com batata cozida e feijão-verde; “Incentivo à redução do desperdício alimentar e apresentação do prato” à Santa Casa da Misericórdia de Esposende, com Hambúrguer de pescada com batata-doce no forno e salada colorida; e “Boas Práticas de higiene e segurança alimentar e educação alimentar” ao Centro de Intervenção Cultural e Social de Palmeira de Faro (CICS), com Filetes de robalo em cama de brás com ervas finas. Quanto aos restantes cantinas participantes foram o Centro Social da Juventude de Belinho, com Guisado de ervilhas e cenoura com lombos de pescada; o Grupo Ação de Solidariedade Social de Antas, com Medalhões de pescada com molho de cebola e arroz colorido; o Centro Social da Paróquia de Curvos, com Lombos de salmão com broa e molho de limão; a Escola Básica de Apúlia com Pescadinha de caldeirada; a ASCRA, com Miminhos de cavala em cama de legumes; e a Escola António Correia de Oliveira, com Medalhões de pescada com molho de marisco.

A avaliação dos pratos das cantinas escolares esteve a cargo de Rita Pinheiro, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, e de Rui Lima, nutricionista da Direção Geral de Educação. As receitas a concurso nesta edição foram compiladas num livro, que foi distribuído a todas as cantinas.

O evento de ontem contou com a colaboração do IPCA na cedência das instalações, do supermercado Mercatlas na disponibilização dos ingredientes, bem como da Escola Profissional de Esposende na colaboração de alunos, enquanto mentores dos jovens Fish Chefes. Contou, ainda, com a presença de Cátia Goarmon, participante no concurso MasterChef e em diversos programas televisivos, que deliciou os presentes com uma apetitosa receita de “couscous com salmão”.

Estas ações têm presente o cumprimento das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.