Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

Município de Esposende estreita colaboração com a comunidade académica

11 Janeiro 2024

Vai ser submetido a consulta pública o projeto de Regulamento dos Estágios Curriculares do Município de Esposende, hoje aprovado, por unanimidade, em reunião de Câmara. O documento será, posteriormente, submetido à análise e aprovação da Assembleia Municipal.

Após a publicação do Edital em Diário da República e por um período de 30 dias úteis, qualquer interessado poderá consultar o documento junto do Serviço de Atendimento Personalizado da Câmara Município e no site institucional do Município, em https://www.municipio.esposende.pt/municipio/camara-municipal/editais. Se assim o entender, poderá formular as reclamações, observações ou sugestões que entenda por convenientes, as quais devem ser apresentadas por escrito, dirigidas ao Presidente da Câmara Municipal de Esposende, podendo ser remetidas por via postal, correio eletrónico, para o endereço elsa.ramires@cm-esposende.pt ou entregues no Serviço de Atendimento Personalizado da Câmara Municipal de Esposende, durante o período normal de expediente, ou seja, entre as 8h30 e as 16h00.

Concebido com o objetivo de aperfeiçoar o trabalho anteriormente efetuado a este nível, este regulamento determina as normas que definem estes estágios, nomeadamente os direitos e obrigações dos estagiários e do Município, bem como os critérios e condições de acesso e permanência nos estágios que venham a ser criados.

A Câmara Municipal de Esposende tem dedicado uma especial atenção ao desenvolvimento do potencial humano como fator estratégico do desenvolvimento integrado na área do Município.

Dentro dessa linha de ação política e no que toca especialmente à valorização da formação académica de nível superior, tem em vigor, desde há vários anos, um programa anual de atribuição de bolsas de estudo para frequência do ensino superior a alunos do concelho.

Para além disso, tem acolhido jovens estagiários dos vários graus de ensino, a quem tem proporcionado um primeiro contacto com a realidade específica do contexto de trabalho, potenciando, desse modo, as respetivas competências académicas de base e permitindo um primeiro nível de experiência e qualificação profissionais, elemento tantas vezes imprescindível para um ingresso consistente no mercado de trabalho. É neste contexto que surge este regulamento, que enquadra e determina as regras dos estágios curriculares.

Na mesma reunião, a Câmara Municipal aprovou o protocolo de cooperação a celebrar com o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), para adesão ao programa de voluntariado desta instituição “IPCA +VALOR”.

Através deste acordo, os estudantes do IPCA poderão desenvolver ações de voluntariado na Loja Social de Esposende, equipamento onde esta prática é determinante para o desenvolvimento de um conjunto de projetos com vários e distintos públicos-alvo, desde escolas, IPSS, empresas e comunidade em geral.

No contexto da sua atuação, o IPCA tem como um dos objetivos dinamizar a colaboração da comunidade académica no âmbito de uma política de responsabilidade social, nomeadamente através da participação em projetos sociais e de voluntariado com impacto nas comunidades externas.

Conjugam-se, desta forma, os interesses das duas instituições, materializando-se a colaboração da comunidade académica na Loja Social de Esposende, um projeto social com impacto na comunidade do concelho e regiões limítrofes.

Regista-se, assim, com estas iniciativas, o contributo do Município para a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas.