Câmara Municipal de Esposende reforça apoio aos Bombeiros Voluntários do concelho

14 Jul

A Câmara Municipal de Esposende vai aumentar o valor do subsídio anual aos bombeiros de 14 000 euros para 17 500 a cada uma das duas corporações do concelho. O anúncio foi feito, ontem, pelo Presidente Benjamim Pereira, no jantar comemorativo do 20.º aniversário da inauguração do Quartel dos Bombeiros Voluntários de Fão.

O Autarca destacou o trabalho meritório que vem sendo desenvolvido pelos homens da paz no âmbito da Proteção Civil, considerando de toda a justiça a reposição dos valores dos apoios que, no passado, eram concedidos pelo Município. A medida foi, pronta e entusiasticamente, saudada pela plateia, onde, além dos bombeiros de Fão, se incluíam também os de Esposende, naquele que foi o jantar-convívio anual das duas corporações.

Além do jantar e de outras atividades, o programa comemorativo inclui ainda a bênção de uma nova viatura de transporte de doentes, que foi totalmente financiada pela Autarquia, cuja aquisição orçou em 35 000 euros. Benjamim Pereira, reconhecendo as dificuldades de ordem financeira que os bombeiros enfrentam por força dos cortes nos apoios ao nível da Administração Central, garantiu que o Município vai manter a sua política de apoio às corporações concelhias

O Presidente da Câmara Municipal mostrou-se também sensível à “crise” no plano dos recursos humanos que, de um modo geral, as corporações de bombeiros enfrentam, que é a escassez de voluntários. Deixou, por isso, o apelo, sobretudo aos jovens, para que incorporem estas instituições, colocando-se ao serviço das populações. Manifestou, ainda, o desejo de que os Bombeiros Voluntários de Fão possam contar com a ajuda de cada vez mais beneméritos.

Em dia de festa, o Presidente do Município anunciou outra boa notícia. Os equipamentos de proteção individual para combate a incêndios, atribuídos no âmbito de um protocolo estabelecido entre a Comunidade Intermunicipal do Cávado (CIM Cávado), e o Município de Esposende, serão entregues a ambas as corporações, na próxima sexta-feira, dia 18 de julho.

A terminar a sua intervenção, Benjamim Pereira saudou o bom relacionamento existente entre as duas corporações e expressou uma palavra de incentivo a estes agentes da proteção civil do Município.