Torneio Internacional de Futebol Esposende Cup 2016 será disputado por 94 equipas de seis países

31 Mai
Mais de 1800 atletas, com idades entre os 8 e os 15 anos, abrangendo os escalões de Traquinas, Benjamins, Infantis e Iniciados, em representação de 49 clubes/academias de futebol, num total de 94 equipas oriundas de seis países (Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Brasil e Gibraltar) vão disputar o Esposende Cup 2016.
Mais de 1800 atletas, com idades entre os 8 e os 15 anos, abrangendo os escalões de Traquinas, Benjamins, Infantis e Iniciados, em representação de 49 clubes/academias de futebol, num total de 94 equipas oriundas de seis países (Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Brasil e Gibraltar) vão disputar, nos dias 24, 25 e 26 de junho, a segunda edição do Esposende Cup, evento que foi, esta manhã, apresentado publicamente, em sessão realizada no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio.

Trata-se do torneio internacional de futebol infantil organizado pela Câmara Municipal de Esposende, em parceria com a empresa CA Tourism & Events e com o apoio da Federação Portuguesa de Futebol, Associação de Futebol de Braga e do IPDJ - Instituto Português da Juventude e do Desporto, entre vários outros parceiros, e que, este ano, tem como padrinhos os ex-jogadores Pedro Mendes e Neno.

Durante os três dias da competição serão disputados cerca de 250 jogos em cinco recintos desportivos, nomeadamente no Centro Desportivo do CF Fão, no Estádio Padre Avelino Peres Filipe, Marinhas, no Estádio Padre Sá Pereira, em Esposende, no Estádio Horácio Queirós, em Forjães, e, este ano em estreia, no Estádio de Vila Chã.

O Presidente da Câmara Municipal de Esposende salientou a complexidade, dimensão e abrangência do evento, assinalando que reflete a dinâmica e a ambição do Município no plano desportivo. Benjamim Pereira deu nota da forte e consistente aposta que tem vindo a ser concretizada neste domínio, nomeadamente através da beneficiação dos equipamentos desportivos e da organização de eventos nas mais diversas modalidades, salientado que tal só é possível devido à excelente saúde financeira da Câmara Municipal, o que permite garantir a sustentabilidade das suas ações, tanto no desporto como noutras áreas. Referindo-se especificamente à modalidade do futebol, o Autarca salientou os resultados alcançados pelos clubes concelhios, que lhes permitem ter quatro equipas na Divisão de Honra, clarificando que a ajuda do Município se traduz no apoio à formação.

Benjamim Pereira reconhece que, para além da dimensão desportiva, o Esposende Cup, atendendo à sua envolvência, tem reflexos também em termos turísticos e económicos, contribuindo para dinamizar a economia local, particularmente ao nível da restauração e hotelaria.

A terminar a sua intervenção, o Presidente da Câmara Municipal agradeceu a todos quantos estão envolvidos na organização e no apoio ao evento, fazendo votos de que esta edição repita o êxito da anterior e desejando que impere o fair play.

O Vereador do Desporto, Rui Pereira, referiu que o Esposende Cup tem como objetivos possibilitar às crianças e jovens do concelho a participação num torneio internacional, fomentar a prática desportiva e, consequentemente, combater o sedentarismo e a obesidade, para além de dar a conhecer as instalações desportivas do concelho, dar visibilidade aos clubes anfitriões e clubes/associação participantes e aos atletas concelhios, e apoiar o associativismo desportivo. Afirmar Esposende como um destino turístico, com especial incidência para o turismo associado ao desporto, atrair gente ao concelho e, por essa via, promover o desenvolvimento económico, nomeadamente ao nível do alojamento, restauração e comércio, foram objetivos também apontados por Rui Pereira, que revelou que as unidades de alojamento têm já praticamente lotada a sua capacidade e disponibilidade para o período do torneio.

Rui Pereira referiu que a edição de 2016 do Esposende Cup integrará algumas atividades paralelas à competição, procurando, deste modo, inovar e tornar mais abrangente o evento. Assim, durante os três dias do torneio estará disponível, no Estádio Padre Avelino Peres Filipe, a Fan Zone, que funcionará entre as 10h00 e as 19h00. No dia 24, às 20h30, no Auditório Municipal de Esposende, terá lugar a Conferência de Futebol Formação “Conceber uma formação de sucesso”, que contará...