5.º aniversário do Albergue de S. Miguel celebrado com duas etapas do Caminho Português da Costa

29 Abr

Com o intuito de assinalar o 5.º aniversário do Albergue de S. Miguel, localizado em Marinhas - Esposende, a Câmara Municipal de Esposende, em parceria com outras entidades, vai promover duas etapas do Caminho Português da Costa, no próximo mês de maio.

Com o intuito de assinalar o 5.º aniversário do Albergue de S. Miguel, localizado em Marinhas - Esposende, a Câmara Municipal de Esposende, em parceria com os municípios da Póvoa de Varzim e de Viana do Castelo, Delegação de Marinhas da Cruz Vermelha Portuguesa, Associação Via Veteris e Grupo dos Amigos do Caminho de Santiago da Póvoa de Varzim, vai promover duas etapas do Caminho Português da Costa, no próximo mês de maio.

Assim, no dia 14, a caminhada desenvolver-se-á entre S. Pedro de Rates, no concelho da Póvoa de Varzim, e o Albergue de S. Miguel, numa extensão de 22 Km, e, no dia 21, a etapa compreende o percurso de Esposende a Viana do Castelo, num total de 20 Km.

A etapa do dia 14 inicia-se com a bênção dos peregrinos, na Igreja Românica de S. Pedro de Rates, às 9h00. A partida acontece uma hora mais tarde, estando o almoço previsto para o histórico lugar da Barca do Lago, onde os participantes farão a travessia do Rio Cávado em embarcações tradicionais. A chegada ao Albergue de S. Miguel acontecerá por volta das 17h30, encerrando a jornada com um lanche.

No dia 21, a caminhada parte às 9h30 do Albergue de Marinhas, integrando a visita à Igreja de S. Tiago, em Castelo de Neiva, localidade onde terá lugar o almoço. A travessia do Rio Lima será efetuada através de ferry, estando a chegada a Viana do Castelo, com receção no Hospital Velho, prevista para as 17h30.

Com um grau de dificuldade baixo, as caminhadas são de participação gratuita, no entanto, no dia 14, a organização conta fazer face aos custos com base no modelo de donativo do participante. As inscrições são limitadas e obrigatórias. Assim, para a etapa do dia 14, as inscrições deverão ser efetuadas online em www.viaveteris.pt e, para o dia 21, através do e-mail turismo@cm-esposende.pt.

Em funcionamento desde maio de 2011, em resultado de uma parceria entre a Câmara Municipal de Esposende, a então Junta de Freguesia de Marinhas, a Delegação de Marinhas da Cruz Vermelha Portuguesa e a Associação Via Veteris, o Albergue de S. Miguel tem vindo a registar um aumento exponencial de alojamento de peregrinos, sendo que, no último ano, pernoitaram naquele equipamento 2 262 peregrinos, a maioria dos quais polacos, seguidos dos portugueses.

A maior procura do Caminho Português da Costa é reflexo do trabalho de promoção e dinamização que tem vindo a ser desenvolvido no âmbito do protocolo de cooperação estabelecido, em 2011, entre os municípios de Esposende, Porto, Maia, Matosinhos, Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Viana do Castelo, Caminha, Vila Nova de Cerveira e Valença. Para além da valorização e posterior reconhecimento oficial do Caminho Português da Costa como itinerário de peregrinação, os municípios têm-se empenhado em dinamizar o potencial cultural e turístico das peregrinações a Santiago de Compostela fomentando o desenvolvimento económico, social e ambiental nos territórios atravessados por este traçado.

De realçar também as ações de promoção e valorização desenvolvidas pela Associação Via Veteris, em articulação com o Município de Esposende e outros parceiros locais.