Município de Esposende alerta para violência contra as mulheres

2017/11/02

No âmbito do Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres, que se assinala a 25 de novembro, a Câmara Municipal de Esposende leva a efeito a campanha “Novembro Branco”.

Com o objetivo de sensibilizar a comunidade em geral para a importância da luta contra este flagelo social, o Município, através do seu espaço de atendimento a vítimas de violência doméstica “Espaço Bem me Querem”, vai dinamizar, ao longo deste mês, ações de sensibilização, informação e reflexão sobre esta temática.

Entre as iniciativas a desenvolver conta-se a oferta de laços brancos à população por via da colocação de pontos de entrega em vários dos edifícios municipais, bem assim como o envio de informação sobre o projeto Bem me Querem.

A distribuição de laços brancos chegará também à comunidade escolar do concelho, juntamente com a leitura da história da campanha. Nos estabelecimentos de ensino envolvidos, Escola Profissional de Esposende, Escola Secundária Henrique Medina, e Escolas Básicas de Apúlia, de Forjães, António Rodrigues Sampaio e António Correia de Oliveira, as ações decorrerão no dia 24 de novembro. Estarão também aí patentes prismas informativos sobre o tema, contendo também um conjunto de links úteis.

Através da promoção desta campanha, o Município de Esposende dá continuidade ao seu plano de ação no combate a este flagelo social indo de encontro às diretrizes do V Plano Nacional de Prevenção e Combate à Violência Doméstica e de Género (2014-2017), que preconiza “uma cultura de igualdade e não-violência, assumindo o objetivo de tornar Portugal um país livre de violência de género, incluindo a violência doméstica, onde mulheres e homens, independentemente da sua origem étnica, idade, condição socioeconómica, deficiência, religião, orientação sexual ou identidade de género possam aspirar, em igualdade, a viver numa sociedade livre de violência e de discriminação”.