Município vai realizar novo curso de teatro para crianças e jovens

2017/04/18

Município vai realizar novo curso de teatro para crianças e jovens

O Município de Esposende tem abertas as inscrições para um novo curso de formação em teatro destinado ao público infantojuvenil, a realizar no âmbito do programa CREARTE – Crescimento da Arte Teatral em Esposende.

Podem candidatar-se crianças e jovens, dos 8 aos 14 anos de idade, interessados em integrar o Grupo de Teatro Infanto-Juvenil “Boca de Cena” e que possuam aptidão para a representação.

As inscrições são limitadas a 15 vagas e podem ser efetuadas até ao dia 28 de abril, junto da Divisão de Ação Cultural/Serviço de Ação Cultural da Câmara Municipal, através do telefone 253 960 100, do telemóvel 968690784 ou do e-mail rui.cavalheiro@cm-esposende.pt.

Em caso de excesso de candidaturas, os inscritos serão sujeitos a uma audição, que terá lugar no dia 6 de maio, das 9h30 às 12h30, na Casa da Juventude, no sentido de serem avaliadas as suas potencialidades para a interpretação, nomeadamente ao nível das componentes da Leitura, Interpretação e Interação de atores.

A formação será orientada por Hugo Direito Dias e terá início em meados do próximo mês de maio, decorrendo à terça-feira, das 18h00 às 19h30. Durante a preparação das apresentações públicas, os alunos poderão frequentar também os ensaios do Grupo de Teatro “Boca de Cena”, que decorrem aos sábados, das 9h30 às 12h30.

Este curso enquadra-se na aposta na promoção da Cultura no Município e do Teatro enquanto veículo de enriquecimento social e cultural, materializada através do programa CREARTE, que está a ser desenvolvido sob a orientação do Ator/Encenador Jorge Alonso. Para além da promoção do teatro amador no concelho, pretende-se a valorização do teatro como arte expressiva e cultural, a divulgação/exploração dos vários pontos turísticos locais e das suas tradições e raízes, e a integração do teatro enquanto ferramenta de exploração pedagógica de temáticas, conteúdos e conceitos, para além do envolvimento da família e comunidade nas iniciativas apresentadas publicamente e da interação entre as várias instituições concelhias, no sentido de promover a unicidade, colaboração e respeito mútuo.