Município de Esposende assinalou Dia Internacional para a Deficiência

05 Dezembro 2019

canoa

No âmbito do Dia Internacional para a Deficiência, a Câmara Municipal de Esposende desenvolveu, em parceria com a Esposende 2000, a APPACDM-Complexo de Esposende e a Rio Neiva - Associação de Defesa do Ambiente, uma jornada desportiva e de convívio que visou envolver a comunidade e alertar para as necessidades destes cidadãos.
Entre as diversas iniciativas, destacam-se as atividades desenvolvidas nas Piscinas Foz do Cávado com os jovens do complexo de Esposende da APPACDM Braga, uma caminhada inclusiva, na ecovia do Litoral Norte, em Antas e canoagem adaptada, em colaboração com a Rio Neiva - Associação Defesa Ambiente, culminando com um convívio.
A sinalização desta data e a recente candidatura ao programa “Valorizar”, do Turismo de Portugal, inserem-se no projeto “Esposende Território Acessível, um Destino para Todos”. O programa Valorizar pretende promover a contínua qualificação dos destinos, através da regeneração, requalificação e reabilitação dos espaços públicos com interesse para o turismo, através da valorização do património cultural e natural do país.
Por sua vez, o Projeto “Esposende Território Acessível, um Destino para Todos”, tem como objetivo central contribuir para o reforço da melhoria das condições de acesso no território, posicionando Esposende como um destino acessível e inclusivo.
O Turismo tem vindo a tornar-se uma atividade de crescente valor estratégico para Esposende, considerando-se que a abordagem ao Turismo Acessível ou Turismo para Todos, representa um conceito de reconhecida responsabilidade social e sustentabilidade para os territórios.
Esposende, aposta nesta premissa no seu Programa de Ação para a Sustentabilidade, Crescimento e Competitividade do Turismo 2018-2022, com a pretensão de alcançar, através do Turismo Acessível, uma diferenciação positiva para o seu destino turístico.
Esta postura enquadra-se nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas.