Município de Esposende promove Sessão Formativa sobre Ensino Profissional

30 Abril 2019

sessão formativa

O Município de Esposende, em colaboração com o Centro de Formação da Associação de Escolas de Barcelos/Esposende, vai realizar, na próxima sexta-feira, dia 3 de maio, pelas 21h00, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, uma Sessão Formativa, subordinada ao tema “Ensino Profissional: opções, percursos e reflexões ”.

Esta sessão é aberta ao público em geral, mas é dirigida, especialmente, aos alunos do 9.º ano e respetivas famílias. Com o aproximar do final do ano letivo, estes alunos, com o apoio dos Serviços de Psicologia e Orientação dos agrupamentos/escolas, dos professores e das suas famílias, têm de definir o seu percurso formativo. Para tal, é fundamental o conhecimento das várias matrizes que o sistema educativo disponibiliza, incluindo os princípios e os valores que o enformam, pelo que esta sessão se constitui como uma oportunidade de esclarecimento sobre esta temática.

A sessão conta com uma comunicação de Luísa Orvalho, da Universidade Católica Portuguesa - Centro Regional do Porto, subordinada ao tema “Cursos Profissionais: uma escolha com futuro”, e um painel de entidades que colaboram com as escolas de Esposende, no âmbito da Formação em Contexto de Trabalho, integrando as intervenções de José Pimentel, responsável da Manutenção da Wieland – Thermal Solutions, Lda., Manuela Sá, do Centro de Saúde de Esposende – ACES Cávado III – Barcelos/Esposende, e Paulo Rodrigo Silva, Diretor do Hotel Axis Ofir Beach Resort.

Esta iniciativa insere-se no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU: ODS 4 - Educação de Qualidade e ODS 17 – Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade.