Município de Esposende organiza 12.º Encontro Luso-galaico de BTT

09 Abril 2014
Decorrem ainda até ao dia 21 de abril as inscrições para a 12.ª edição do Encontro Luso-galaico de BTT do Município de Esposende.

O evento terá lugar de 25 a 27 de abril e inclui as provas Meia Maratona, Maratona e Maratona Extreme, bem como o Passeio Júnior e o I Encontro Noturno de Bicicletas Antigas. Paralelamente decorrerão diversas iniciativas de animação e de lazer, envolvendo os participantes e respetivos acompanhantes.

Em termos competitivos, o Encontro Luso-galaico de BTT arranca no dia 25 de abril, sexta-feira, às 7h00, com a partida da Maratona Extreme da cidade de Esposende, em direção ao concelho de Amares. Com uma extensão de 250 Km e elevado nível de dificuldade, esta é a prova mais dura do evento, terminando no dia 27, com o regresso a Esposende.

Através de trilhos sempre desafiantes e de grande beleza paisagística, garantindo adrenalina e fortes emoções aos participantes, a Maratona (70 Km) e a Meia Maratona (45 Km) realizam-se no dia 27, domingo, com partida às 10h00, da Av. Marginal de Esposende.

À medida de toda a família, o Passeio Júnior decorre no dia 26, sábado, pelas 15h00, numa distância de 25 Km. Apesar de ser direcionado para os mais novos, é, sobretudo, um convívio familiar, proporcionando aos pais e aos avós uma oportunidade para acompanharem os mais novos num agradável passeio.

Novidade nesta edição do Encontro Luso-galaico de BTT é o I Encontro Noturno de Bicicletas Antigas, organizado em colaboração com os Amigos das Bicicletas Antigas de Marinhas (ABAM). Trata-se de um passeio urbano que percorrerá as principais ruas da cidade de Esposende e que terá lugar no dia 26, pelas 21h00.

Tal como em edições anteriores, no parque em frente às Piscinas Municipais Foz do Cávado, haverá insufláveis, jogos didáticos e ateliers de educação ambiental para os mais novos e, no dia 27, domingo, no Largo Rodrigues Sampaio, decorre a Feira de Artesanato.

Perfeitamente enraizado no calendário dos eventos de BTT da região Norte, o Encontro Luso-galaico de BTT pretende proporcionar aos participantes uma comunhão entre a prática desportiva e a natureza, colocando em relevo as potencialidades naturais do concelho de Esposende, sem descurar a componente competitiva.

As inscrições podem ser efetuadas online em www.cm-esposende.pt/lusogalaico.