Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

Rede de Bibliotecas do Concelho de Esposende desafia alunos do 9.º ano a escreverem “Livro Livre”

31 Out 2023

Integrado na programação do mês de outubro, a Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, de Esposende, promoveu, no passado sábado, dia 28, o workshop “Livro Livre”, dinamizado pela ilustradora Danuta Wojciechowska.

“Livro Livre” é um projeto que pretende contribuir para a cidadania ativa numa reflexão sobre a Democracia e os Direitos Humanos. O marco histórico que o 25 de Abril representa e os Direitos e Liberdades consagrados na Constituição Portuguesa são os eixos centrais dos desafios propostos por este livro.

No âmbito dos 50 anos do 25 de Abril, a Rede de Bibliotecas do Concelho de Esposende, da qual a Biblioteca Municipal faz parte, vai desenvolver este projeto juntamente com os professores do 9.º ano.

Este workshop pretendeu, assim, orientar os professores e dotá-los de ferramentas para o desenvolvimento do projeto com os alunos, através da elaboração de um trabalho autónomo em sala de aula.

Posteriormente, será realizada uma sessão pública de apresentação dos livros concebidos pelos jovens estudantes, que assumem aqui o papel de coautores.

Este projeto integra-se na estratégia cultural e educativa do Município, em linha com as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, e representa um investimento de 4.500 euros. Além deste workshop, a autarquia financia a aquisição de 1 livro por aluno e por professor, perfazendo um total de 400 livros.

img_2847
img_2851
img_2854