Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

Biblioteca Municipal de Esposende celebrou o Natal com os melhores leitores

12 Dez 2023

Cumprindo a tradição, a Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, em Esposende, levou hoje a efeito o “Natal dos Leitores”.

O evento, que se realiza anualmente desde 2008, tendo sofrido um interregno devido à pandemia e às obras de requalificação da Biblioteca, traduz-se num convívio dos utilizadores da Biblioteca Municipal, onde são distinguidos os melhores leitores de cada ano.

Na edição de 2023, foram distinguidos os leitores com mais de 50 livros requisitados, no total de 29. A primeira classificada foi Mariana Garrido, de apenas 5 anos, com 104 requisições, sendo que António Silva, de 69 anos, contabilizou 102 livros requisitados, e Ana Paula Barreiro, de 57 anos, 93 livros. Como habitualmente, todos os leitores foram presentados com livros editados pelo Município e, no caso das crianças e dos jovens, foram adquiridos livros, de acordo com a sua faixa etária.

A entrega dos presentes e certificados de melhor leitor esteve a cargo do Vereador Sérgio Mano, que felicitou os leitores distinguidos, saudando o facto de neste grupo se integrarem, além de uma geração mais experiente, crianças e jovens. Considerou, por isso, que “o futuro está garantido”. Agradeceu a toda a equipa da Biblioteca Municipal o trabalho que vem desenvolvendo em prol da cultura e agradeceu a colaboração na iniciativa da Escola de Música de Esposende e da Escola Profissional de Esposende.

Numa breve intervenção, onde saudou todos os leitores e felicitou os distinguidos, a Bibliotecária Municipal, Maria Luísa Leite, deu nota do crescendo do número de leitores e de empréstimos, desde o início da iniciativa “Natal dos Leitores” até à atualidade. Em 2008, o número total de empréstimos foi de 4 453 e, este ano, até novembro, o total de empréstimos ascende a 10 817, o que expressa bem a dinâmica do serviço público de leitura disponibilizado pelo Município, no cumprimento também dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. A responsável da Biblioteca Municipal referiu também que, a par da “boa literatura”, os leitores também se interessam pelo fundo local, sendo que, nos últimos cinco anos, o livro mais requisitado foi o Boletim Cultural de Esposende, com 126 registos.

Num ambiente informal e natalício à volta dos livros, celebrou-se o Natal e a leitura, com casa cheia, decorada a preceito para esta época festiva, partilhando afetos, memórias e presentes. E porque uma festa não se faz sem música, registaram-se momentos musicais, com alunas da classe de canto da Prof.ª Ana Sofia, da Escola de Música de Esposende; Mafalda Lopes e Matilde Enes interpretaram o tema “I'll be home for Christmas”, de W. Kent, Helena Coutinho e Rita Durães cantaram “The little boy that Santa Claus forgot”, de T. Connor, J. Leach e M. Carr, e Inês Lima interpretou “Oh holy night”, de A. Adam. Como não poderia deixar de ser, não faltaram também as tradicionais iguarias de Natal, desde o bolo-rei à aletria, confecionadas e servidas pela Escola Profissional de Esposende e que fizeram a delícia dos leitores.

1
1.º lugar
2
2.º lugar
3
3.º lugar
4