Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

Biblioteca Municipal de Esposende celebra centenário do nascimento de Natália Correia

29 Ago 2023

Programação de setembro apresenta propostas para diferentes públicos

O mês de setembro será marcado por intensa atividade na Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, em Esposende. Integrado na estratégia de promoção do livro e da leitura e em linha com as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, a Biblioteca Municipal apresenta um conjunto de propostas culturais, com entrada livre, procurando ir ao encontro dos vários públicos.

No mês em que se assinala o centenário de nascimento da escritora e poetisa Natália Correia (1923-1993), a Biblioteca Municipal promove, no dia 29, às 18h00, mais uma sessão “(Con)Viver com Poesia”, desta feita subordinada ao tema “Natália Correia: o compromisso absoluto da arte”. Nesta sessão, Raquel Patriarca apresenta Natália Correia, abordando a sua vida, a poesia, mergulhando nas palavras e nas partilhas de interpretações.

No dia seguinte, 30 de setembro, às 16h00, o Auditório da Biblioteca Municipal, acolhe a sessão de apresentação do livro “O dever de deslumbrar - Biografia de Natália Correia”, da autoria de Filipa Martins, vencedora da 2.ª edição do Prémio Literário Manuel de Boaventura, em 2019. A obra revela a biografia de Natália Correia, mulher deslumbrante e carismática, equiparada às maiores pensadoras europeias e às estrelas de Hollywood, atacou o Regime onde mais lhe doía - na moral caduca -, elegeu o erotismo como arma política e tornou-se a autora mais censurada da ditadura. Já no bar que fundou em Lisboa, fez e desfez governos à batuta da sua boquilha.

Em coprodução com a Orquestra da Costa Atlântica, a Biblioteca Municipal apresenta no próximo domingo, dia 3 de setembro, às 11h00, o Conto Musicado “E se a música te contasse uma história?”. Dirigida a crianças dos 6 aos 10 anos e suas famílias, esta atividade assenta na versão musical de histórias fantásticas do imaginário e da literatura infantil e que fazem as delícias de miúdos e graúdos pelo mundo fora. Estas são as histórias de divertidas personagens, bosques encantados, animais falantes e lendas fantásticas, que, através da música, dão a conhecer a amizade, o sonho e a magia. Esta atividade é de acesso gratuito, mas sujeita a marcação AQUI.

No dia 17 de setembro, às 16h00, a Biblioteca Municipal propõe mais uma edição de “Histórias em família”. Inácia Cruz apresenta “Os três desejos”, uma história de tradição oral que retrata um casal pouco esperançoso, pobre de dinheiro e de espírito. Sempre no queixume e de mal com a vida, tinham falta de sorte, diziam, mas, um dia, um guru bateu-lhes à porta e concede-lhes três desejos. Será que foram argutos o suficiente para mudar de vida? E tu, se tivesses três desejos, quais seriam?

Esta atividade integra a programação das Jornadas Europeias do Património e destina-se a crianças a partir dos 3 anos, acompanhadas por pessoa(s) adulta(s). A entrada é gratuita, mas carece de marcação prévia, através do email biblioteca.municipal@cm-esposende.pt ou pelo telefone 253 960181.

No âmbito das atividades programadas para estabelecimentos de educação pré-escolar, o Polo de Leitura de Forjães acolhe, às quartas-feiras, sessões da Hora do Conto. Em setembro, a “Hora do Conto - Conta-me uma história” sugere, para crianças dos 3 aos 5 anos, “Trincas, o monstro dos livros”, de Emma Yarlett. Esta atividade é gratuita, mas sujeita a marcação prévia, através do email biblioteca.municipal@cm-esposende.pt ou pelo telefone 253 960181.

Tendo como intuito capacitar educadores de infância, professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, professores de Português dos 2.º e 3.º Ciclos e outros docentes com interesse pelo tema, a Biblioteca Municipal leva a efeito, no dia 7 de setembro, entre as 10h00 e as 13h00, a ação de formação “ACD - Crianças Leitoras, Famílias Felizes”, orientada por Lúcia Barros.

Que a leitura traz benefícios ao nível do enriquecimento lexical e da correção ortográfica, que, por sua vez, se traduzem num melhor desempenho escolar, é uma ideia globalmente aceite. E se, afinal, esses forem só os efeitos secundários da leitura? E se a leitura puder também contribuir para o bem-estar e felicidade das crianças, das suas famílias e até das escolas?

Esta ação é gratuita, contudo sujeita a marcação prévia, através do email biblioteca.municipal@cm-esposende.pt ou pelo telefone 253 960181.

biografia_natalia_correia
conto_musicado
filipa_martins
raquel_patriarca
biblioteca__3024_x_2268_