Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar

P. Integrado Oferta formativa-001

O Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar enquadra-se na candidatura ao POR Norte 2010 e é promovido em parceria com os Agrupamentos de Escolas e Escola Secundária com 3.º Ciclo Henrique Medina. O Plano está estruturado em três Projetos: Projeto Núcleo de Intervenção com os Alunos e Famílias, Projeto de Motivação e Ativação de Competências e Projeto Educação Pela Arte, articulados entre si, por forma a promover ações integradas e ajustadas às diversas problemáticas associadas aos fenómenos do insucesso e do abandono escolar.


O Projeto Núcleo de Intervenção com os Alunos e Famílias visa criar uma equipa de avaliação e intervenção sobre os contextos cognitivos, emocionais e sociais dos alunos referenciados com problemáticas psicossociais significativas com estratégias geradoras de sucesso escolar, implicando as respetivas famílias. As ações previstas prendem-se com a montagem técnico-institucional do projeto, criação de Núcleos de intervenção com alunos e famílias sinalizados e o desenvolvimento de ações de educação parental. Pretende-se melhorar o sucesso educativo dos alunos, prevenir o abandono escolar precoce, promover a igualdade de acesso a um ensino de qualidade e contribuir para a melhoria das taxas de sucesso escolar, da assiduidade e do comportamento dos alunos envolvidos no projeto.


O Projeto de Motivação e Ativação de Competências tem por objetivo melhorar as capacidades lógico-matemáticas e comunicacionais dos alunos referenciados, melhorar as suas capacidades de autonomia, responsabilidade, espírito crítico e iniciativa e consolidar as competências relacionadas com as TIC enquanto ferramenta de trabalho inerente ao processo de ensino e de aprendizagem. As ações a implementar passam pela criação de clubes de promoção de saberes e competências digitais e comunicacionais: Clube de competências digitais (ESHM - Oficina do Conhecimento e do Saber); Centro de Recursos Digitais (ACO/ARS); Clube mais capacidade: Clube Rádio Escolar e Clube de Xadrez (ESHM); Clube de jogos matemáticos e Xadrez (ACO/ARS) e do Clube Faça-se Luz/ Oficinas Do Cientista-Explorador (ACO/ARS). Pretende-se a melhoria dos resultados escolares dos alunos nas disciplinas de Português, Matemática, Ciências Naturais e Físico-Químicas, área de Estudo do Meio, dos alunos envolvidos no projeto.


O Projeto Educação pela Arte visa contribuir para a melhoria dos resultados escolares dos alunos em situação ou em risco de insucesso escolar através da participação nas atividades de práticas artísticas, motivando-os para a aquisição de novas aprendizagens e despertando o interesse pelo estudo. Pretende-se ainda contribuir para a diminuição das ocorrências disciplinares e do absentismo no grupo alvo de intervenção. Este projeto prevê uma coordenação curricular, através da criação de um Plano de Mentoria Artística com as temáticas curriculares a explorar nos clubes e iniciativas artísticas a desenvolver. Prevê a dinamização de oficinas e workshops de práticas artísticas - teatro, dança, música – para a realização de trabalhos de pesquisa, análise de modelos, construção de argumentos, montagem, encenação/dramatização de obras/textos literários.