Passar para o Conteúdo Principal

Missão

  • Biblioteca
  • Biblioteca

Missão da Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura

A biblioteca pública – porta de acesso local ao conhecimento – fornece as condições básicas para a aprendizagem ao longo da vida, para uma tomada de decisão independente e para o desenvolvimento cultural do indivíduo e dos grupos sociais.
A biblioteca pública é o centro local de informação, que torna prontamente acessíveis aos seus utilizadores o conhecimento e a informação de todos os géneros.
Os serviços da biblioteca pública devem ser oferecidos com base na igualdade de acesso para todos, sem distinção de idade, raça, sexo, religião, nacionalidade, língua ou condição social.

In Manifesto da UNESCO sobre Bibliotecas Públicas
  • Biblioteca
  • Biblioteca

História

A Biblioteca Municipal de Esposende foi criada em 1984, em simultâneo com a da Fundação Calouste Gulbenkian, na rua da Ribeira.

Em 25 de Junho de 1992 foi inaugurado o novo edifício na rua Dr. José Maria de Oliveira e rua Senhora da Saúde, projeto de recuperação da antiga Casa do Arco, da autoria do arquiteto Bernardo Ferrão.

Em 17 de Outubro de 1996, por deliberação da Câmara Municipal de Esposende, o escritor Manuel de Boaventura foi designado patrono da Biblioteca, passando a instituição a designar-se de Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura.

Regulamento

Regulamento da Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura