Biblioteca Municipal de Esposende reabre segunda-feira

Biblioteca Municipal

A Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura vai reabrir ao público na próxima segunda-feira, dia 25 de maio, mas com constrangimentos decorrentes da situação de pandemia por COVID 19.

Assim, nesta fase, vigorará o horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 14h00, mediante marcação prévia, através do e-mail biblioteca.municipal@cm-esposende.pt, do telefone 253 960 181 ou do telemóvel 961 786 888.

Em termos de acesso é obrigatório o cumprimento de algumas normas, nomeadamente o uso de máscara, a desinfeção de mãos à entrada e à saída do edifício e o distanciamento social de 2 metros.

Devido às contingências da atual situação de saúde pública, estará apenas em funcionamento o serviço de empréstimos e devoluções de livros. Fica, por ora, interdito o acesso às salas de leitura, às publicações e periódicos, e ao serviço de internet, que serão viabilizados quando estiverem reunidas as necessárias condições de segurança.

Para ter acesso a todos os documentos, fazer reservas ou renovação, deverá ser consultado previamente o catálogo online, disponível em http://web.app.cm-esposende.pt/pacweb/. Só é possível efetuar reserva ou renovações entrando na área do leitor e autenticando-se com o respetivo número de leitor e colocando como password o número do cartão de cidadão.

A escolha de publicações pode também ser feita presencialmente; contudo, será limitada a uma seleção disponível na receção da biblioteca, sem, contudo, ser permitido o manuseamento dos livros. Os empréstimos e devoluções fazem-se de forma presencial, no horário definido e mediante marcação prévia. Por uma questão de segurança, os livros devolvidos ficarão em quarentena por um período de 5 dias.

Com o desconfinamento decorrente do fim do estado de emergência, o Município de Esposende retomou o atendimento presencial no edifício dos Paços do Concelho com novas regras e horários, e tem vindo a reabrir equipamentos com todos os meios que permitam garantir as melhores condições de higiene, saúde e segurança para todos.