Município de Esposende leva à cena 4.º Festival de Teatro Amador

30 Jan

_DSC1329

O Município de Esposende vai promover, nos meses de fevereiro e março, a quarta edição do FESTIAMA – Festival de Teatro Amador de Esposende, com a apresentação de seis espetáculos no Auditório Municipal de Esposende.

O certame, que acontece no âmbito do programa municipal CREARTE – Crescimento da Arte Teatral em Esposende, colocará em palco os seis grupos de teatro amador do concelho, designadamente o GARFO - Grupo de Artes Recreativas de Fonte Boa, Boca de Cena (grupo infantil e juvenil), GATA - Grupo de Teatro Amador de Fão, JUM - Juventude Unida de Marinhas, GATERC - Grupo Amador de Teatro Esposende-Rio Cávado e Forjães em Cena.

Estes grupos têm vindo a trabalhar sob a orientação do encenador e formador Jorge Alonso e de Hugo Direito Dias, constituindo o FESTIAMA uma oportunidade para apresentarem o resultado da formação, ou seja, as peças produzidas, o que lhes possibilita, também, a oportunidade de adquirir ferramentas relativas à organização de um espetáculo.

O Festival de Teatro Amador arranca no fim-de-semana de 8 e 9 de fevereiro, com a apresentação do GARFO, que levará à cena a peça "A Talha", de Luigi Pirandello. Nos dias 29 de fevereiro e 1 de março, será a vez do grupo infantil e juvenil Boca de Cena se apresentar em palco, com a peça “Seda”, de Hugo Direito Dias e, nos dias 7 e 8 de março, o GATA exibirá a sua produção, “As intermitências da morte”, baseado na obra homónima de José Saramago. Segue-se, nos dias 14 e 15 de março, a JUM, com a peça “Ensaio Geral”, de Vitor Gabriel, nos dias 21 e 22, o GATERC apresenta “Os Gansos”, baseado na peça “Old Saybrook” de Woody Allen e, por fim, no último fim de semana de março, dias 28 e 29, o grupo Forjães em Cena fará a apresentação de “Eu(Génio)!”, baseado na peça “Gennariello” de Eduardo de Filippo.

Ao sábado, os espetáculos decorrem às 21h30, e, ao domingo, às 16h30. A aquisição de bilhetes, cujo custo é de 3 euros, poderá ser efetuada nas Piscinas Foz do Cávado, no Auditório Municipal de Esposende, uma hora antes nos dias dos espetáculos, e na bilheteira online em https://www.esposende2000.pt/pt/43-eventos/.

Este evento enquadra-se nos eixos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, cujo cumprimento o Município de Esposende assumiu no âmbito do seu plano de ação.