Município de Esposende financia viatura para Banda de Música de Belinho

28 Nov

Ciente do relevante trabalho desenvolvido tanto ao nível da formação musical como na preservação do património musical, o Município de Esposende vai apoiar a Banda de Música de Belinho na aquisição de uma viatura, destinada ao transporte dos instrumentos para os espetáculos.

Neste sentido, foi aprovada, em reunião do executivo e por unanimidade, a atribuição de um apoio financeiro de 15 mil euros ao Centro de Formação Musical de Belinho/Banda de Belinho, montante correspondente ao custo da carrinha de transporte, usada, que a coletividade pretende adquirir.

O critério da Câmara Municipal no que se refere ao apoio às instituições para compra de viaturas é de comparticipação de 50% do valor total. Contudo, face à indisponibilidade financeira da Banda de Belinho para custear o restante montante para compra de uma viatura nova, a coletividade optou pela compra de uma carrinha usada.

A atribuição desta verba enquadra-se na política municipal de apoio à cultura, da qual têm vindo a beneficiar também as bandas filarmónicas concelhias. Dentro dos recursos financeiros disponíveis, e reconhecendo a importância da atividade socializante e de índole cultural que desenvolvem, a Câmara Municipal tem vindo a atender às sucessivas solicitações, tanto da Banda de Belinho como da Banda de Antas, e que se prendem com apoios, por exemplo, para compra de viaturas, instrumentos musicais e novos fardamentos, entre outros.

Neste âmbito, enquadra-se também o recente apoio de 7500 euros à Banda de Antas para ajudar a custear a participação no 45.º Certamen Internacional de Música d’Altea, a ter lugar no dia 1 de dezembro, em Espanha.