Esposende-Concelho de Abraços participa na Maior Caminhada do Pijama do Mundo

08 Maio 2014
Esposende é um dos dez concelhos aderentes à iniciativa da Associação Mundos de Vida, a Maior Caminhada do Pijama do Mundo, que decorrerá no próximo dia 1 de junho, Dia Mundial da Criança.

A iniciativa integra a Campanha “Procuram-se Abraços”, que esta associação, sediada em Vila Nova de Famalicão, em parceria com os Municípios e Comissões de Proteção de Crianças e Jovens, tem vindo a desenvolver com vista à angariação de famílias de acolhimento. A apresentação teve lugar no Encontro “Esposende – Concelho de Abraços”, que decorreu esta tarde, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, em Esposende

A par do Dia Nacional do Pijama, iniciativa que ocorre anualmente em novembro e à qual aderiram o ano passado 1136 crianças de creches e Jardins de Infância do concelho, a Mundos de Vida aposta agora na realização de uma mega caminhada, em simultâneo em dez concelhos – Esposende, Vila Nova de Famalicão, Guimarães, Barcelos, Vizela, Maia, Santo Tirso, Vila do Conde, Póvoa de Varzim e Matosinhos.

A iniciativa terá lugar no dia 1 de junho, às 10h00, sendo que em Esposende a partida ocorrerá junto às Piscinas Foz do Cávado. O convite é dirigido às crianças das creches e Jardins-de-infância e respetivas famílias, tendo como único requisito que os participantes se apresentem de pijama. A caminhada tem um custo simbólico de 1 euro e as inscrições poderão ser efetuadas já a partir da próxima semana, no site da Associação Mundos de Vida.

Lembrando que este ano se assinala o 25.º aniversário da Convenção Internacional dos Direitos da Criança, que determina que toda a criança tem direito a uma família, o Presidente da Associação Mundos de Vida, Manuel Araújo, deixou o apelo à participação de todos para esta campanha seja bem-sucedida.

No mesmo sentido foi a intervenção da Vereadora da Coesão Social da Câmara Municipal, Raquel Vale, também Presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Esposende, que enalteceu a iniciativa da Associação Mundos de Vida, manifestando toda a disponibilidade, quer do Município quer da CPCJ, para dar continuidade à colaboração que têm vindo a prestar.

Contextualizando a medida de proteção e promoção que é o acolhimento familiar no panorama das medidas definidas legalmente para a intervenção da CPCJ, Raquel Vale focou os constrangimentos com que as comissões se deparam face à escassez de famílias disponíveis, pelo que deixou uma palavra de apreço e reconhecimento a uma das famílias de acolhimento do concelho presente na sessão, louvando a sua disponibilidade para esta causa e esperando que possa constituir um exemplo para outras famílias esposendenses.

Por fim, Raquel Vale realçou o facto de todas as soluções na intervenção da CPCJ serem ajustadas às necessidades efetivas de cada criança ou jovem, sendo que, em algumas situações, se procura privilegiar o acolhimento familiar.

A sessão incluiu a apresentação de três pequenos filmes, um dos quais com diversos testemunhos sobre memórias da infância em família e os outros sobre testemunhos de algumas famílias de acolhimento, nomeadamente com a partilha das suas experiências.