Município rastreou utentes e cuidadores de lares, dos cuidados continuados e do serviço de apoio domiciliário

2020/04/20

O Município de Esposende já concluiu a fase de testes ao Covid-19 aos utentes e cuidadores formais dos lares, dos cuidados continuados e do serviço de apoio domiciliário do concelho.

Os resultados até agora obtidos, que demonstram uma situação estável e controlada nestes espaços, são o reflexo do trabalho desenvolvido e devem ser encarados como uma responsabilidade acrescida, impondo-se a necessidade efetiva e contínua do cumprimento rigoroso de todas as regras de segurança e de proteção individual. O objetivo é que se continue a manter a consolidação da barreira de proteção que se ambiciona em todas as instituições, com o intuito de salvaguardar a saúde e bem-estar de todos os seus utentes e prevenir a doença para este vetor, que como se sabe é um dos que encerra maior risco.

A realização de testes de despiste configura uma ação do vasto conjunto de medidas de contingência definidas pelo Município face à epidemia provocada pelo vírus do Covid-19, no sentido de responder, em cada momento, a este caso de saúde pública.

Tendo por base o Plano Nacional de Preparação e Resposta à Doença por novo Coronavírus (Covid-19) e a Orientação n.º 009/2020 da Direção Geral da Saúde, a autarquia definiu um plano de rastreio dirigido às Estruturas Residenciais para Idosos (ERPI, vulgarmente designadas de lares) e Unidades de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) da Rede Nacional de Cuidados Continuados (RNCCI) do concelho. Sendo o rastreio uma das medidas de deteção precoce de muitas das doenças conhecidas na realidade atual, constitui-se, assim, também como uma das ferramentas mais valiosas na organização do combate e resposta à Covid-19.

Para além de outras medidas articuladas com as instituições do concelho, nomeadamente a entrega de equipamentos de proteção individual e outras ações no âmbito dos seus respetivos planos de contingência, foi também prestada colaboração na reestruturação de turnos de trabalho visando minimizar o contacto social, quer entre profissionais de saúde, quer com os utentes, bem como a criação de equipas de cuidadores formais dedicadas a grupos de utentes.

O Município elaborou também um guia prático, onde consta um conjunto de informações, nomeadamente normas e procedimentos importantes ao nível da higiene pessoal de todos os profissionais, bem como das instalações.

Todas as medidas em curso são da maior importância e o Município continua plenamente disponível e empenhado para continuar, incansavelmente, a trabalhar em prol da comunidade e da sua proteção. No site do Município está disponível informação útil sobre o Covid-19, em http://www.municipio.esposende.pt/pages/1470