Município de Esposende mantém apoio às atividades da Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo

30 Março 2020

A Câmara Municipal de Esposende vai atribuir apoios financeiros aos Agrupamentos de Escolas do concelho, no montante de 21 876 euros, para comparticipação de despesas decorrentes das atividades desenvolvidas na Educação Pré-escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, conforme deliberação aprovada, por unanimidade, em reunião do executivo municipal.

Deste montante, 12 600 euros serão canalizados para o Agrupamento António Correia de Oliveira e 9 276 euros para o Agrupamento António Rodrigues Sampaio, tendo por base o valor de 12 euros por criança/aluno.

Constituindo a Educação Pré-Escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico o início de um processo basilar de educação e formação ao longo da vida, imprescindível para responder aos desafios pessoais e sociais, e tendo em conta as inúmeras atividades desenvolvidas pelas escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Jardins de Infância da rede pública, a Câmara Municipal tem garantido a comparticipação de diversas despesas, nomeadamente nas que se reportem a atividades educativas, materiais didático-pedagógicos, entre outros.

Com efeito, o Município tem tido a preocupação de apoiar a comunidade escolar, tentando promover a igualdade de acesso de todos os alunos a uma educação de qualidade, “bem” individual e coletivo ao serviço de cada um, de todos e da sociedade, dando, assim, cumprimento ao ODS 4 – Educação de Qualidade, uma das 17 metas (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da Agenda 2030 da ONU, que traduziu para o seu plano de gestão autárquica.