Informação dos casos confirmados de infeção no concelho

29 Março 2020

A Comissão Municipal de Proteção Civil faz saber que, no âmbito da pandemia por COVID-19, a Câmara Municipal tem vindo a divulgar, diariamente, a evolução dos casos confirmados de infeção no concelho, sempre acompanhada da identificação das freguesias em que tais registos ocorrem, indo mesmo para além do que é feito noutros municípios. Tal prende-se com a necessidade de se manter um canal de informação séria e fidedigna, evitando especulações e outras situações mais constrangedoras. Não obstante, é muito relevante que todas as pessoas se mantenham tranquilas, pois as equipas da Saúde Pública, e demais entidades competentes, estão a acompanhar e a monitorizar todas as situações e não existe motivo de especial alarme ou receio. É natural a curiosidade das pessoas ao tentarem saber, em cada freguesia, quem são os infetados; contudo, importa esclarecer que esses dados são de caráter restrito, apenas do conhecimento das autoridades de saúde e, eventualmente, das de segurança e não podem, em circunstância alguma, ser divulgados, sob pena de violação da lei.
Por outro lado, cremos que todos compreenderão a relevância de se preservar a identidade dessas pessoas, salvaguardando a sua privacidade, a não ser que as mesmas o autorizem, ou o queiram fazer por sua iniciativa.
Apela-se à serenidade e ao cumprimento de todas as regras, na expectativa de, em conjunto, debelarmos rapidamente esta pandemia.