Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

Roteiros de Visita

imagem

"Todos têm direito à fruição dos (…) bens que integram o património cultural. Todos têm o dever de preservar (…), defender e conservar (…) [e] valorizar o património cultural" (art.º 7 e 11.º da Lei n.º 107/01 de 08-09-2001).

Parta numa purificante viagem no tempo pelo vasto Património do município de Esposende. Visite os nossos sítios e monumentos.

Roteiro Megalítico

Roteiro Megalítico

Aventureiro que se preze poderá viajar até ao III milénio a.C. e confraternizar com os povos que privilegiavam a atividade da pastorícia. A marca da sua presença está representada pela utilização de grandes pedras na construção de vários monumentos, tais como menires e dólmens.

Roteiro dos Castros

Roteiro dos Castros

Há que conquistar alguns dos cabeços e relaxar um pouco nestes espaço que nos conquista em diversos sentidos. Na linha da frente está o olfato: inspire e sinta o cheiro a eucalipto. Na segunda posição está a audição, na qual se destaca o assobiar da passarada. Os pequenos animais anunciam a sua morada, principalmente o pardal mais atrevido, que esvoaça à nossa frente. A componente arbórea refresca qualquer um mais acalorado. A calma impera. O ar refrescante e tranquilo convida a testar, de outra forma, o nosso físico. No entanto, esta passeata é especial pois a sua trilha atravessa 2 500 anos, quando os povos tinham a “mania” de se encarrapitar no cimo dos montes.

Roteiro Medieval

Roteiro Medieval

Numa visita ao início da nacionalidade portuguesa é possível observar rituais de enterramento então praticados. No Cemitério Medieval das Barreiras descobre-se um conjunto de diferentes tipos de túmulos de diferente conceção, em xisto e granito, cuja cronologia aproximada oscila entre os séculos XI e XIV, canonicamente orientadas no sentido Oeste – Este (Jerusalém).

Roteiro Moderno / Contemporâneo

Roteiro Moderno / Contemporâneo

Do facho quinhentista, passando pelo forte setecentista, não esquecendo as capelas e igrejas oitocentistas, Esposende abre portas para um passado mais recente…