Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

História

O Museu Municipal de Esposende tem sede no centenário edifício do Teatro Club de Esposende (1911), projeto do Arquiteto Miguel Ventura Terra (1866-1919), abriu ao público como Museu em 1993, após obras de adaptação da responsabilidade do Arquitecto Bernardo Ferrão (1945-2006). O edifício foi objeto de intervenções pontuais de requalificação de interiores em 2005 e em 2012 melhorando-se a acessibilidade física (Receção e Loja, Salas Expositivas, Reserva, Centro de Documentação). Estas intervenções resultaram da reformulação do programa museológico inicial, que respondia à necessidade de se assumir como museu de território e comunidade, refletida no acervo do Museu que era constituído por coleções de Arqueologia, Etnografia e Arte Contemporânea, provenientes do concelho. Este Programa foi revisto em 2000. O MME passou a assumir-se como um museu municipal polinucleado, mantendo a sede dos serviços no edifício do Teatro Club.
O “Museu d’Arte” localizado em Fão foi o primeiro núcleo deste programa, funcionou de 2000 a 2010 em espaço adaptado, respondendo às necessidades culturais das comunidades concelhias da margem sul do rio Cávado, com um programa dedicado exclusivamente às artes e à coleção municipal de Arte Contemporânea.
Em 2012 o MME renovou o programa museal e extinguiu a coleção de Arqueologia, que passou para o Serviço de Património Cultural do município, instalado no Centro Interpretativo de S. Lourenço, na localidade de Vila Chã. O novo programa reforçou o museu polinucleado, com as coleções de Etnografia e Arte Contemporânea, e a criação da Rede de Museus do Mar de Esposende. Encontra-se em fase de criação a Rede de Museus de Esposende.
O MME integra desde 2001 a Rede Portuguesa de Museus