Presidente da Câmara Municipal de Esposende visitou freguesias de Forjães e Antas

31 Março 2015

As freguesias de Forjães e de Antas receberam, ontem, a visita do Presidente da Câmara Municipal de Esposende, no âmbito do roteiro que Benjamim Pereira está a efetuar às freguesias do concelho.

O período da manhã foi dedicado a Forjães. Benjamim Pereira e os vereadores António Maranhão Peixoto, Jaqueline Areias, Rui Pereira e Raquel Vale foram recebidos pelo executivo liderado por Manuel Ribeiro, na sede da Junta de Freguesia de Forjães, onde, em reunião prévia à visita ao terreno, foram abordados, entre vários outros assuntos, temas como a requalificação de algumas ruas e a criação de uma zona de lazer junto ao Rio Neiva.

Os autarcas andaram depois no terreno para ver in loco algumas situações, sendo que, no Largo da Santa, foi avaliada a possibilidade de requalificação do espaço, incluindo a instalação de um novo parque infantil.

Da agenda desta visita fez parte também a deslocação à Escola Básica e ao Centro Escolar de Forjães, onde Benjamim Pereira foi recebido pela Diretora do Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio (ex-Agrupamento de Escolas das Marinhas), Paula Cepa, e elementos da direção destes estabelecimentos de Educação e Ensino.

A jornada de trabalho encerrou com a visita à ACARF – Associação Cultural Artística e Recreativa de Forjães e a reunião com a Direção da instituição, que inteirou os autarcas da necessidade de uma intervenção de requalificação das suas instalações. Benjamim Pereira expressou a disponibilidade do Município para, na medida das suas possibilidades, ajudar a ACARF a concretizar esse objetivo.

A jornada de trabalho incluiu a visita a Antas, no período da tarde. Benjamim Pereira e os vereadores reuniram com o executivo de António Cruz, na sede da Junta de Freguesia, tendo estado em cima da mesa um conjunto de questões. A necessidade de intervenção em algumas ruas foi um dos temas abordados, assim como a requalificação prevista para o Parque de Merendas, localizado junto ao Centro Social. O Autarca de Antas aproveitou a reunião com o Presidente da Câmara Municipal para solicitar apoio para a aquisição de um trator e para se inteirar do troço da Ecovia do Litoral a executar na freguesia, um projeto a concretizar no âmbito do Programa Polis Litoral Norte.

Já na visita ao terreno, os responsáveis autárquicos estiveram no Clube Náutico da Associação Rio Neiva – ADA, que está a ser alvo de obras de requalificação, em virtude do incêndio que, há cerca de ano e meio, ocorreu naquelas instalações, uma intervenção que é suportada pelo Município. Nesta visita, Benjamim Pereira e comitiva foram acompanhados pela Presidente da Rio Neiva, Augusta Almeida, e Sandra Silva, da direção, que expuseram outras necessidades da associação.

A visita ao Centro Social de Antas, recentemente inaugurado, fez igualmente parte do roteiro desta visita, que culminou com a avaliação, no terreno, da intervenção prevista para a envolvente da Igreja Paroquial, a executar ao abrigo de um protocolo de cooperação celebrado com a Fábrica da igreja e a Junta de Freguesia.

Nestas visitas, o Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, reiterou a disponibilidade do Município para procurar dar resposta às solicitações apresentadas, quer pelas Juntas de Freguesia quer pelas instituições. Vincou, contudo, que dado que os recursos financeiros são limitados, haverá que definir prioridades, no âmbito do plano de investimentos do Município.