Benjamim Pereira visitou freguesias de Vila Chã e Gemeses

13 Abril 2015
Na continuidade das visitas às freguesias do concelho, o Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, acompanhado do Vice-Presidente, António Maranhão Peixoto, e dos Vereadores Jaqueline Areias e Rui Pereira, esteve, no passado dia 10, nas freguesias de Vila Chã e de Gemeses.

Esta jornada de trabalho, destinada a fazer o levantamento das necessidades e aspirações das freguesias, iniciou-se com a reunião, na sede da Junta de Freguesia de Vila Chã, com o executivo de Mário Boaventura, na qual foram discutidas várias questões, entre as quais a requalificação da envolvente do Centro Interpretativo de S. Lourenço, com vista à criação de uma estrutura de apoio que integre bar e sanitários, assim como a necessidade de intervenção ao nível da rede de águas pluviais em algumas zonas e de algumas pavimentações no âmbito da requalificação da rede viária.

À reunião juntaram-se, posteriormente, os dirigentes da Ronda de Vila Chã para apresentação do projeto de construção da nova sede do grupo folclórico, oportunidade que aproveitaram para solicitar o apoio da Autarquia, tendo o Presidente Benjamim Pereira manifestado disponibilidade para ajudar à concretização da obra.

A jornada de trabalho prosseguiu com a deslocação a alguns locais para melhor perceção dos problemas retratados e a visita ao Centro Comunitário de Vila Chã, da Associação Esposende Solidário, onde Benjamim Pereira e a restante comitiva foram recebidos pelo Presidente da Direção, António Boaventura, e pela Diretora, Teresa Vieira. Os utentes da instituição, as crianças do Jardim de Infância e os utentes do Centro de Dia/Centro de Convívio, deram as boas vindas ao Presidente da Câmara Municipal com uma canção, surpreendendo Benjamim Pereira, que agradeceu a calorosa receção e explicou, de forma sucinta, o objetivo das visitas que está a realizar. O Autarca destacou o excelente trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no plano social pela Associação Esposende Solidário e manifestou total disponibilidade para, dentro das possibilidades do Município, ajudar a dar respostas às solicitações da instituição, que se prendem com a necessidade de ampliação das instalações, por forma a poder criar respostas para a terceira idade, cujo número de utentes tem vindo a crescer.

A jornada culminou com a visita ao Complexo Desportivo de Vila Chã, cujas obras de construção do pavilhão gimnodesportivo estão paradas.

A tarde foi dedicada à freguesia de Gemeses. Na sede da Junta de Freguesia, Benjamim Pereira e a sua equipa reuniram com o executivo de Eduardo Maia, que expôs um conjunto de situações que carecem de resolução, desde logo a remodelação da sede da Junta.

Posteriormente, andaram no terreno, avaliando caso a caso. A ronda iniciou no antigo campo de jogos/polidesportivo, complexo que se pretende requalificar, criando, ainda, na envolvente, um parque intergeracional.

Na Ponte de Azevedo foi avaliada a possibilidade de uma intervenção, que permita requalificar o espaço, criando uma zona de lazer. Na mesma linha, na Barca do Largo, equacionou-se a eventualidade de uma intervenção, que possibilite dotar aquele espaço de lazer de melhores condições.

Desta jornada fez parte também a visita ao Centro Náutico, onde a comitiva foi recebida pelo Presidente do GCDR de Gemeses, David Cruz, e pelo treinador José Manuel Faria.

Depois de avaliarem a possibilidade de alargamento de um acesso, os responsáveis autárquicos deslocaram-se ao Cemitério onde são necessárias obras de arranjo, pintura e limpeza, dando, assim, por encerrada esta jornada de trabalho.

Na sequência do que tem vindo a manifestar, o Presidente Benjamim Pereira expressou a abertura e disponibilidade do Município para, dentro das suas possibilidades, ajudar à concretização dos projetos e intervenções considerados prioritários para as freguesias. Benjamim Pereira salientou, contudo, que a elaboração do plano de investimentos municipal implica a definição de prioridades, atendendo a que os recursos financeiros são limitados, sendo certo que a Câmara Municipal procurará fundos comunitários para alguns investimentos.

A ronda de visitas pelo concelho termina na próxima sexta-feira, dia 17, com a deslocação à União de Freguesias de Fonte Boa e Rio Tinto.