Inaugurada obra de requalificação da rua das Fontes em Mar

rua das fontes 1
O Município de Esposende inaugurou hoje, virtualmente, a requalificação da Rua das Fontes, na freguesia de S. Bartolomeu do Mar. No valor de 173 mil euros, esta é uma das muitas obras que o Município de Esposende concluiu recentemente e que, devido às restrições decorrentes da Pandemia, não será inaugurada da forma convencional.
Prosseguindo o Plano de Investimento nas Freguesias do município de Esposende, apresentamos como concluída a obra de requalificação do antigo caminho das Fontes, na freguesia de Mar.
“Com esta intervenção atendeu-se a uma antiga pretensão da Junta de Freguesia que deu eco às reais necessidades da população e, comprovada a utilidade e pertinência da intervenção, mereceu um investimento do Município na ordem dos 175 mil euros”, disse o presidente da Câmara Municipal de Esposende. Benjamim Pereira lembrou que há anos, esta mesma rua “foi alvo de uma tentativa de intervenção parcial, que viria a revelar-se ineficaz, comprovada pelo estado intransitável em que se encontrava constantemente”.
Desde longa data que a Junta de Freguesia identificou esta obra como prioritária, uma vez que as pessoas não tinham acesso às suas propriedades. Esta intervenção resolve, assim, os problemas ancestrais desta via, assegurando o acesso ao monte para efeitos de trabalho na área da silvicultura, mas transformando-a também numa via prioritária no acesso para combate aos incêndios florestais, em toda a zona envolvente.
“Houve a necessidade de proceder a uma intervenção bem planeada, com elaboração de projeto e estudos, que permitiram, desde logo, responder ao problema de fundo, que se prendia com o encaminhamento das águas pluviais, responsáveis pela constante destruição do caminho”, contextualizou Benjamim Pereira.
A intervenção agora realizada incidiu na requalificação e restauro do traçado, na instalação do sistema de drenagem de águas pluviais e na pavimentação do caminho.
A requalificação da rede viária e a beneficiação de infraestruturas são aspetos fundamentais para as populações. Por isso, o Município de Esposende está a avançar com a concretização de projetos nestas áreas, em todas as freguesias do concelho, executando assim o seu programa de ação e desenvolvimento.
O Município de Esposende tem previstos diversos investimentos em Mar, nomeadamente o troço da ecovia do Litoral Norte, a intervenção e melhoramento do Pavilhão Gimnodesportivo da Juventude de Mar, a construção de um Multibanco em espaço público, assim como a conclusão do loteamento junto ao Centro Cívico, que se encontra por finalizar há largos anos.
Em parceria com a Fábrica da Igreja, o Município de Esposende está, ainda, a desenvolver um estudo para a ampliação do Adro da Igreja de S. Bartolomeu do Mar para poente, unindo o espaço existente ao Salão Paroquial.