Município de Esposende promove visitas à Casa das Marinhas

04 de Maio de 2016

No mês em que procede à atribuição dos Prémios Viana de Lima, o Município de Esposende promove visitas à Casa das Marinhas, um imóvel classificado como Monumento de Interesse Público. Através da iniciativa “Casa ConVida”, a comunidade em geral é desafiada a conhecer esta obra de referência da arquitetura nacional.

No mês em que procede à atribuição dos Prémios Viana de Lima, o Município de Esposende promove visitas à Casa das Marinhas, um imóvel classificado como Monumento de Interesse Público. Através da iniciativa “Casa ConVida”, a comunidade em geral é desafiada a conhecer esta obra de referência da arquitetura nacional, da autoria do arquiteto Esposendense Viana de Lima.

Assim, a partir deste mês, às sextas-feiras, entre as 14h00 e as 17h00, a Casa das Marinhas estará aberta ao público, para visitas livres gratuitas. Os interessados poderão agendar visitas orientadas de segunda a sexta-feira e fins de semana, sem custos associados, mas mediante marcação prévia. É uma oportunidade para conhecer mais detalhadamente esta obra do Património Modernista e o seu autor. No âmbito deste programa, os mais novos podem igualmente construir uma maquete da Casa, atividade gratuita, mas sujeita a marcação e que decorre no Centro Interpretativo de S. Lourenço, em Vila Chã.

Desenhada e construída como habitação familiar, a Casa das Marinhas marca a arquitetura do Movimento Moderno e espelha a vivência de Viana de Lima. Natural de Esposende, o arquiteto formou-se na Escola de Belas Artes do Porto, tendo colaborado com vários arquitetos de renome internacional, de entre os quais se destaca o brasileiro Óscar Niemeyer, galardoado com o prémio Pritzker.

Através da exploração da Casa das Marinhas, o Município pretende dinamizar pedagogicamente o património cultural, elucidando e sensibilizando os participantes para o seu legado cultural e homenagear e preservar a memória do arquiteto Viana de Lima.

Para mais informações ou para efetuar a inscrição nas atividades, os interessados deverão contactar o Serviço de Património Cultural, através do email casa.marinhas@cm-esposende.pt ou dos telefones 253 960 179/100.

A sessão de entrega dos Prémios Viana de Lima terá lugar no dia 20 de maio, pelas 11h00, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio.