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1.º Encontro das Autarquias e Setor Social debateu em Esposende Modelos de Gestão e de Inovação

Qualidade
18 Abril 2016


Subordinado ao tema «Perspetivas Locais: Os Modelos de Gestão e de Inovação», decorreu, no passado dia 15 de abril, em Esposende, o 1.º Encontro das Autarquias e Setor Social, organizado pela Câmara Municipal de Esposende, em parceria com a Associação Portuguesa para a Qualidade.


Subordinado ao tema «Perspetivas Locais: Os Modelos de Gestão e de Inovação», decorreu, no passado dia 15 de abril, em Esposende, o 1.º Encontro das Autarquias e Setor Social, organizado pela Câmara Municipal de Esposende, em parceria com a Associação Portuguesa para a Qualidade.

O evento, que teve lugar no Auditório Municipal e reuniu cerca de duas centenas de participantes, contou com a intervenção de um conjunto alargado de oradores, maioritariamente ligados às autarquias e ao sector social, que abordaram a Gestão da Qualidade, da Inovação e da Modernização. Proporcionou-se, assim, a partilha de experiências e o debate em torno destas questões de modo a fomentar modelos de gestão e de inovação locais.

Na sessão de abertura, o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Esposende, António Maranhão Peixoto, assinalou a relevância deste 1.º Encontro para um maior e melhor conhecimento das práticas das organizações assentes na melhoria contínua e na procura constante e permanente do aumento efetivo da satisfação dos cidadãos. Afirmando que “a qualidade é inseparável dos direitos, deveres e garantias dos cidadãos”, Maranhão Peixoto salientou que tanto a administração local como as instituições sociais estão empenhadas em ir além do que é exigido em termos de prestação de bens e serviços, apostando não só na qualidade, como também na modernização e na inovação, agregando valor aos serviços que prestam. Apontou o exemplo do Município de Esposende que, “há mais de uma década, cultiva as melhores práticas de gestão da qualidade e de simplificação administrativa”, que incluíram a recente instalação do Espaço do Cidadão no edifício dos Paços do Concelho.

Parceira do Município na organização da iniciativa, a Associação Portuguesa para a Qualidade esteve representada pelo seu Presidente, António Pires, que apresentou, em linhas gerais, a atividade e a abrangência desta organização. Assinalando que “a melhoria contínua não é uma opção, mas uma necessidade”, e, em jeito de reflexão, partilhou com os presentes algumas considerações sobre esta matéria, defendendo que a qualidade deve estar no centro das preocupações das organizações tanto no plano das autarquias como da área social. Manifestou, por outro lado, a expetativa de que o próximo quadro comunitário de apoio contemple financiamento para esta área, nomeadamente no que se refere à certificação na área social que, no anterior QREN, “foi descurada”.

O Vice-Presidente do Instituto de Segurança Social, Jorge Campino, afirmou que a “Segurança Social está empenhada nas questões da qualidade porque a nossa relação é com as pessoas e com as empresas, há uma obrigação da nossa parte”, sustentando com o trabalho que vem sendo desenvolvido numa ótica de melhoria contínua e de satisfação dos cidadãos. Atendendo à pertinência do tema escolhido, Jorge Campino felicitou a organização pela realização deste 1.º Encontro das Autarquias e Setor Social.

O tema “Qualidade e Modernização Administrativa: Contributos para o Desempenho dos Municípios” deu o mote ao primeiro painel, moderado pela Vereadora da Qualidade e Modernização Administrativa da Câmara Municipal de Esposende, Raquel Vale. Agostinho Cardoso, Docente do Ensino Superior e especialista na área da Governação Local, deu a conhecer o estudo que efetuou, no final do anterior mandato autárquico, à escala nacional, sobre os “Desafios à Governação Municipal em Portugal” e que reflete as preocupações e expetativas dos autarcas e da população. Foram depois dadas a conhecer as boas práticas das Câmaras Municipais de Guimarães, Águeda e da Maia. O Vereador Ricardo Costa falou do exemplo de Guimarães, dando a conhecer os procedimentos implementados no Município, nomeadamente a aposta ao nível digital, salientando que “não há uma segunda oportunidade para causarmos uma primeira boa impressão”. O Presidente Gil Nadais apresentou “Águeda – Inovação para a Excelência”, dando nota do empenho do Município na melho...