Município de Esposende promove Semana do Animal

Plano Municipal de Dignificação dos Animais Saude
23 Setembro 2019

Integrado no Plano Estratégico Municipal para o Bem-Estar Animal, o Município de Esposende vai promover, entre 29 de setembro e 4 de outubro, a Semana do Animal.

A iniciativa, que assinalará o Dia Mundial do Animal, que se comemora a 4 de outubro, pretende constituir-se como uma referência no âmbito da proteção dos animais e da promoção do seu bem-estar, prosseguindo uma estratégia que permita atingir os mais nobres objetivos de sanidade animal, bem-estar humano, desenvolvimento social e sustentabilidade do meio ambiente.

A marcar o início da Semana do Animal, no dia 29 setembro, domingo, realiza-se uma Cãominhada na Zona Ribeirinha de Esposende, com início às 10h30. A iniciativa tem como objetivo a sensibilização para o flagelo do abandono e a promoção da adoção, contando com a presença da Associação Animal de Esposende. O evento é aberto a toda a comunidade que queira participar com o seu animal e estarão presentes os cães disponíveis para adoção.

O Quartel dos Bombeiros Voluntários de Fão acolhe, no dia 30 de setembro, a partir das 17h00, um Encontro de Bombeiros de Socorro Animal, dirigido às equipas de Socorro Animal. Trata-se de um evento inédito e que visa a promoção da partilha de experiências e conhecimentos sobre o tema e incentivar a ingressão de novos elementos para as equipas. A iniciativa contará com a participação das Equipas de Socorro Animal dos Bombeiros de Fão, Viana do Castelo, Braga e Póvoa de Varzim e haverá uma ação formativa de “Contenção e Primeiros Socorros nos Animais Feridos”, que será realizada por João Araújo, Médico Veterinário com experiência na formação de equipas de Socorro Animal.

"O que são Maus Tratos nos Animais?" é o tema da Sessão de Esclarecimento, a ter lugar no dia 2 de outubro, às 21h00, no Centro de Informação Turística de Esposende, com intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira na sessão de abertura. O Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR fará a apresentação do programa delineado para a resolução das situações relacionadas com os Maus Tratos infligidos a Animais de Companhia e serão apresentados os dados relativos ao Município de Esposende. A iniciativa tem como objetivo esclarecer o enquadramento criminal dos casos e quais os limites e responsabilidades das Autoridades e Entidades Competentes. Esta sessão é dirigida à comunidade em geral, às Autoridades, aos Médicos Veterinários Municipais, aos responsáveis pelas Juntas de Freguesia da Comunidade Intermunicipal, bem como as Associações de Proteção Animal.

No Dia Mundial do Animal, 4 de outubro, no período da manhã, decorrerá no Centro de Informação Turística, o seminário “Papel do Animal como Recurso Terapêutico”, direcionado aos Profissionais da Área de Intervenção, aos Serviços de Ação Social da Comunidade Intermunicipal, aos Psicólogos, Professores e Responsáveis pelas IPSS´s. A iniciativa tem como objetivo apresentar os benefícios da aplicação das Intervenções Assistidas por Animais e clarificar conceitos.

Após a abertura pelo Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, iniciam-se os trabalhos, com a apresentação “Contextualização e Clarificação de Conceitos”, por Abílio Leite, da Ânimas Portugal, seguindo-se a intervenção de Maria Queirós, da Vinculum Animal, sobre “Terapias Assistidas com Animais. Papel do Cão”. José Carlos Fernandes, da DTC Social, vai apresentar o “Working dogs for emotions – projetos: Emoções Cão Arte e 60 +”, e João Ricardo Carvalho, Professor e Treinador, abordará a Educação Assistida com animais, com apresentação do Projeto "Franjinhas", direcionado a crianças com Autismo. A encerrar o seminário, terá lugar a apresentação do Projeto "PEGADAS", por Ana Ribeiro, Médica Veterinária ao Serviço do Município de Esposende.

Todos os eventos são gratuitos. A participação no Seminário de 4 de outubro carece de inscrição obrigatória, a efetuar no site do Município em www.municipio.esposende.pt.

A Semana do Animal enquadra-se no cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas, e que o Município de Esposende subscreveu.