Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

“Brincar é coisa séria!” decorre este fim de semana em Esposende

PresidentePromoção de SaúdeSaude
Bh6a9391 1 1024 2500
28 Junho 2019

BH6A9359

A terceira edição do evento “Brincar é coisa séria”, promovido pelo Município de Esposende, em parceria com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) e o Centro de Intervenção Psicológica e Terapêutica de Esposende, arrancou esta manhã, com o Seminário “Pensar o Brincar”, que decorre, ao longo de todo o dia, no Auditório Municipal de Esposende. Amanhã e domingo, na Zona Ribeirinha de Esposende decorre a Feira do Brincar e do Brinquedo.

Na abertura dos trabalhos do seminário, o Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, realçou a importância do brincar no crescimento das crianças e na sua formação enquanto cidadãos. Em jeito de reflexão, comparou o brincar de hoje com o de outrora, partilhando algumas das suas memórias.

Manifestando alguma preocupação com o “abandono nos afetos” que se constata na sociedade atual, mas esperançoso nas gerações que serão os “homens de amanhã”, Benjamim Pereira referiu que a realização deste tipo de eventos é extremamente importante, na medida em que possibilita a reflexão sobre temáticas da maior relevância, que interferem diretamente na sociedade. Enquadrou, assim, esta iniciativa no âmbito da responsabilidade que, a este nível, cabe aos municípios.

A Presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Esposende, Alexandra Roeger, destacou a vantagem das parcerias e do trabalho em rede na concretização de iniciativas de maior relevância e eficácia. Sublinhou a relevância da iniciativa “Brincar é coisa séria”, nomeadamente na sensibilização da comunidade para a importância do brincar no desenvolvimento infantil.

“Cuidar das brincadeiras das crianças é tão importante como olhar a saúde, o ensino e as carências afetivas; é uma forma de contribuir para desenvolvimento integral do ser humano”, referiu, sublinhando que “brincar é algo muito sério e importante para as crianças formarem ligações entre o seu mundo interno e externo, desenvolver relações afetivas e sociais e aprender a viver no mundo das ideias”.

Ana Ribeiro, Diretora Clínica do Centro de Intervenção Psicológica e Terapêutica de Esposende, saudou a Câmara Municipal pela organização deste evento e pela preocupação com a saúde física e mental das crianças e jovens, considerando que se mostra “sensível e atenta aos desafios do quotidiano”.

“Debater o brincar não é futilidade, é necessidade”, afirmou, referindo que esta iniciativa pretende, por um lado, refletir sobre a importância do brincar no desenvolvimento infantil, abordando, igualmente, a forma como o brincar tem evoluído ao longo do tempo e quais as implicações dessas mudanças, aliando-se, ainda, a promoção de formas mais saudáveis de Brincar.

“Com pequenos gestos podemos construir e levar a brincadeira a sério”, considerou o Presidente do Conselho Executivo do ACES Barcelos/Esposende, Fernando Ferreira, para quem esta iniciativa se reveste de particular importância, pela partilha e reflexão que proporciona e pelos contributos que daí resultam.

Num primeiro painel, intitulado “Do atual paradigma do tempo na vida dos pais e dos filhos ao tempo para brincar” e moderado por Fernando Ferreira, Presidente do Conselho Executivo do ACES Barcelos/Esposende, houve oportunidade para ouvir o testemunho de Pediatra e Professor Universitário Mário Cordeiro, e as apresentações “A importância do brincar”, por Cátia Felgueiras, Médica Interna de Formação Específica de Psiquiatria da Infância e Adolescência do Hospital Dona Estefânia, e “Tipos de brincar, cérebro, movimento e bem-estar, por Ana Rita Fonseca, Neurocientista e Representante da Associação 1,2,3 Macaquinho do Xinês - Defesa e promoção do brincar

Ainda no período da manhã, decorreu o painel “Do brincar livre no exterior, ao brincar virtual: suas implicações”. Sob a moderação de Alexandra Roeger, Presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Esposende e Vereadora da Saúde Pública da Câmara Municipal de Esposende, Carlos Neto, Professor Catedrático da Faculdade de Motricidade Humana, falou sobre “Literacia Lúdico-motora e Literacia Digital” e Teresa Sofia de Castro, Equipa Portuguesa “Eu Kids Online”, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas UNL, abordou a temática, ”Brincar entre ecrãs: contextos, competências e mediações”.

Já no período da tarde, decorreu o painel “O lazer e os tempos livres no quotidiano da vida dos jovens: estilos de vida saudáveis”. Fábio Botelho Guedes, da Equipa Aventura Social, falaou sobre “O lazer dos jovens portugueses - Resultados do estudo HBSC 2018” e Teresa Freire, Psicóloga, Professora da Escola de Psicologia da Universidade do Minho, abordou o tema “Do Brincar ao Lazer!…. Pensar o desenvolvimento positivo de crianças e adolescentes”. A moderação esteve a cargo de Paula Gaio, ETR Norte Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens.

“Brincar para promover e prevenir” foi o tema do painel seguinte, no qual Otília Monteiro Fernandes, Psicóloga, Professora do Departamento de Educação e Psicologia da UTAD, apresentou o tema “Irmãos a sério, mas (par)a brincar” e Andreia Azevedo e Tatiana Homem, Psicólogas da Equipa do Projeto Para a Promoção da saúde Mental “ Anos Incríveis”, apresentaram a temática “Tu brincas, eu brinco nós brincamos: Pais e Filhos e a Incrível arte de brincar”. A moderar o debate esteve Eduardo Carqueja, Presidente da Delegação Regional do Norte da Ordem dos Psicólogos.

Eduardo Sá, Psicólogo e Professor na Universidade de Coimbra e no ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, proferiu a conferência de encerramento, com comentário pela Jornalista Helena Gatinho.

Para além deste espaço de reflexão, o “Brincar é coisa séria!” proporciona às famílias e à comunidade em geral a oportunidade de experienciarem diversas atividades lúdicas, na “Feira do Brincar e do Brinquedo”, que funcionará na Zona Ribeirinha, amanhã, 29 de junho, das 14h00 às 18h00 e, no domingo, dia 30, entre as 10h00 e as 18h00.

A iniciativa “Brincar é coisa séria!” enquadra-se no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, Saúde de Qualidade (ODS 3), Igualdade de Género (ODS 5), Reduzir as desigualdades (ODS 10), Cidades e Comunidades Sustentáveis (ODS 11), Paz, Justiça e Instituições Eficazes (ODS 16) e Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade (ODS 17).