Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

Debates e teatro na prevenção dos Maus Tratos na Infância

CPCJCulturaSaude
Azul 1 1024 2500
03 Abril 2019

 

Ao longo deste mês de abril, o Município de Esposende assinala a Prevenção dos Maus Tratos na Infância, através da realização de um conjunto alargado de atividades destinadas a toda a comunidade, tendo como objetivo sensibilizar para a necessidade de prevenir os maus-tratos, dando a conhecer os serviços locais que intervêm na área da infância e juventude.
Na sexta-feira, 5 de abril, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Esposende (CPCJ) vai promover a realização de um workshop dirigido a profissionais com interesse na temática (Professores, Educadores de Infância, Assistentes Sociais, Psicólogos, entre outros), na Casa da Juventude de Esposende, pelas 14h30, sobre a temática “Sensibilização para a importância dos sinais, indicadores e sintomas de maus tratos contra crianças e jovens”.
No mesmo dia e no mesmo local, pelas 21 horas, será realizado um outro workshop, dirigido aos pais e cuidadores, sobre a temática “Bons Tratos/ Firme Afeto”.
Os workshops serão dinamizados pela Doutora Fátima Duarte da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens e moderados pela Enfermeira Marlene Fernandes, representante do Ministério da Saúde na CPCJ de Esposende.
Já no que se refere à vertente da educação dos jovens para um crescimento saudável, sobe a palco, hoje, dia 3 de abril, a peça de teatro “Revela-te”. Esta ação está integrada na Semana da Saúde, promovida pelo Município de Esposende, em pareceria com os Agrupamentos de Escolas do concelho, a Escola Secundária Henrique Medina e a Escola Profissional de Esposende.
Nesta peça teatral, a companhia de ContraPalco - Produções de Teatro, pretende alertar os jovens estudantes do 9º ano de escolaridade para a importância da adoção de comportamentos saudáveis, abordando temas como o sexo, os relacionamentos, as drogas, o aborto e a violência doméstica.
Com a realização destas iniciativas o Município pretende contribuir para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), designadamente no que concerne à Vida Saudável (ODS 3), Educação de Qualidade (ODS 4) e Igualdade de Género (ODS 5).