Município de Esposende debate lei da proibição do abate animal

AnimaisPlano Municipal de Dignificação dos Animais
17 Setembro 2018

O Município de Esposende vai promover, no próximo dia 12 de outubro, um seminário subordinado ao tema “Lei da proibição do abate: uma ameaça ou oportunidade?”.
Esta iniciativa insere-se no Plano Estratégico Municipal para o Bem-Estar Animal, tendo em conta o paradigma atual nesta área, nomeadamente a exequibilidade da lei e as implicações para a saúde pública.

Com o objetivo de traçar um cenário sobre a realidade atual, pretende-se num primeiro painel efetuar um enquadramento legal sobre a lei de proibição do abate de animais, contando para o efeito com a presença da Subdiretora Geral da Direção Geral de Alimentação e Veterinária, Graça Mariano, que abordará o tema “A Lei de Proibição do Abate de animais | Enquadramento legal”, de Ricardo Lobo, Membro da Direção da Associação Nacional de Médicos Veterinários dos Municípios, que falará sobre “A Lei de Proibição do Abate de animais | Contexto e realidade” e Sónia Miranda, Membro do Conselho Diretivo Ordem dos Médicos Veterinários, que abordará o tema “O papel da OMV como parte integrante de uma possível resposta para este novo paradigma”.

No final da manhã será constituída uma mesa redonda que centrará o debate neste tema, apresentando a visão e as ideias dos diferentes interlocutores, contando para o efeito com representantes da Câmara Municipal de Esposende, da Direção Geral de Alimentação e Veterinária, da Associação Nacional de Médicos Veterinários dos Municípios, da Ordem dos Médicos Veterinários, da Câmara Municipal de Oeiras e do Canil Intermunicipal de Ponte de Lima.

Já no segundo painel e no período da tarde serão apresentados alguns projetos que se destacam ao nível das boas práticas nesta área, nomeadamente a Embaixada da Holanda, que apresentará o projeto “Holanda, oficialmente país sem animais de rua”, a Câmara Municipal de Oeiras, através do seu vereador, Nuno Neto, apresentará o projeto de promoção da qualidade de vida e bem-estar dos animais e, a concluir, o Plano Estratégico para o Bem-Estar Animal: plataforma colaborativa para socorro de animais feridos de Esposende, com a participação dos Bombeiros Voluntários de Fão, do Serviço Veterinário Municipal e Clínicas Veterinárias associadas.

O seminário decorrerá no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio e a participação é gratuita, mas sujeita a inscrição obrigatória.

A este evento será, ainda, associada uma “cãominhada”, a realizar no dia 14 de outubro, pelas 10H00, tendo como local de partida o parque situado em frente às piscinas municipais. Esta atividade é aberta a toda a população e pretende sensibilizar para a problemática do abandono de animais e a importância da sua adoção.