Município de Esposende sensibiliza para a promoção da saúde

Promoção de SaúdeSaude
05 Abril 2018

DSC_0381

À semelhança de anos anteriores, o Município de Esposende, no âmbito do Plano Municipal de Saúde Pública, vai assinalar o Dia Mundial da Saúde, que se comemora a 7 de abril, através da realização de um conjunto de iniciativas, entre as quais a já habitual Feira da Saúde.

O Município aproveita, assim, a efeméride para alertar a comunidade para temas-chave na área da saúde e para desenvolver atividades com vista à promoção do seu bem-estar e de hábitos de vida saudáveis, sendo que, este ano, as comemorações têm como tema "Literacia em Saúde".

Durante o mês de abril, a Unidade de Cuidados na Comunidade Convidasaude vai promover nas escolas do concelho sessões de literacia em saúde, recorrendo à biblioteca de Literacia em Saúde do Sistema Nacional de Saúde, nomeadamente o manual "Comer, beber e viver".

A Feira da Saúde, que contará com a participação de empresas e instituições ligadas à área da saúde, decorrerá nos dias 14 e 15 de abril, na zona ribeirinha de Esposende.

O programa inclui, ainda, no dia 18 de abril, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, o Seminário "Literacia em Saúde". Organizado e em colaboração com o ISAVE - Instituto Superior de Saúde este evento vai reunir um alargado leque de reputados oradores, que, através de diferentes abordagens, possibilitarão a reflexão acerca do tema "Literacia em saúde" no ciclo de vida. A participação neste evento é gratuita, mas sujeita a inscrição, que deverá ser efetuada online em www.municipio.esposende.pt/pages/1245.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define literacia em saúde como o conjunto de “competências cognitivas e sociais e a capacidade dos indivíduos para ganharem acesso a compreenderem e a usarem informação de formas que promovam e mantenham boa saúde (WHO, 1998): é a capacidade para tomar decisões em saúde fundamentadas, no decurso da vida do dia-a-dia – em casa, na comunidade, no local de trabalho, no mercado, na utilização do sistema de saúde e no contexto político; possibilita o aumento do controlo das pessoas sobre a sua saúde, a sua capacidade para procurar informação e para assumir responsabilidades.