Município de Esposende colabora com escolas para garantir refeições escolares saudáveis

Saude
26 Fevereiro 2016

No âmbito do Plano Municipal de Saúde Pública, o Município de Esposende continua a disponibilizar um programa de formação específica para os colaboradores envolvidos na preparação e distribuição de refeições nas cantinas escolares do concelho.

Neste sentido, anualmente, é definido um plano de ações de formação, que passa, este ano, por dar a conhecer a legislação aplicável sobre alergénios alimentares e suas implicações na elaboração das ementas escolares e promove a reciclagem de conhecimentos no plano da higiene e segurança alimentar, de modo a minimizar comportamentos menos seguros e o risco de intoxicações alimentares.

Este plano de formação, que decorre entre os meses de fevereiro e maio, prevê ainda a ação “Motivar as crianças a comer - uma tarefa educacional e nutricional!”, como abordagem a técnicas que ajudem a motivar as crianças a ingerir alimentos preteridos, como são exemplo o peixe e os legumes, bem como a reconhecer a importância da promoção de ambientes agradáveis em torno das refeições.

Este plano resulta do levantamento de necessidades efetuado durante o ano transato, aquando das visitas realizadas pelo Município às diversas cantinas com preparação de refeições escolares, de modo a assegurar práticas cada vez mais consistentes com os requisitos de higiene e segurança alimentar estabelecidos em todas as cantinas.

Em termos globais, a Câmara Municipal presta apoio a 17 cantinas com preparação/confeção de alimentos e a 10 cantinas com sistema de distribuição/transporte de refeições, abrangendo mais de meia centena de colaboradores e totalizando uma média de 1400 refeições escolares mensais.