Município de Esposende fomenta divulgação da História e Cultura local

13 Dez

A Câmara Municipal de Esposende vai realizar uma campanha natalícia de venda de publicações do Município, de acordo com deliberação aprovada, por unanimidade, em reunião de Câmara.

No âmbito da sua política editorial, a autarquia tem editado várias publicações abordando temas de cultura local, nomeadamente história, arqueologia, arte, antropologia, etnografia, arquitetura, educação, geografia, entre outros, destacando os valores históricos e culturais do concelho. Estas ficam disponíveis para aquisição, tanto na Câmara Municipal como nas livrarias locais.

Considerando o conteúdo e o interesse das publicações, e dado que o Município não trabalha com distribuidoras do setor do livro, a Câmara Municipal entendeu promover uma campanha de desconto, entre os 10% e 60%, em aproximadamente 30 títulos, que vigorará até ao próximo dia 10 de janeiro. Deste modo, pretende-se incentivar a compra e leitura de livros de História e Cultura local, numa época em que é habitual a compra de presentes. As publicações do Município podem ser adquiridas na Biblioteca Municipal, Centro de Informação Turística de Esposende e Centro Interpretativo de S. Lourenço.

Na mesma reunião, o Município deliberou igualmente tabelar um conjunto de publicações que não têm preço, ou porque foram financiadas e a legislação não permitia, ou porque foram adquiridas aos autores com objetivo de os apoiar.

Como o Município entende que estas publicações devem estar acessíveis ao público em geral e uma vez que as questões legais de financiamento estão ultrapassadas, nomeadamente as publicações de 2016, foi definido o preço de venda das seguintes publicações: Atas do Seminário “Educação e Leitura” (2006) – 5.00€; 25 de Abril – O Renascer da Esperança (1999) – 5.00€; Belemino Ribeiro (2019) – 25.00; Escola Primária de Vila-Chã:1995-2009, (2009) - 5.00€; Gerações da Fundação da Vila de Esposende (2004) – 10.00€; Histórias (Re)Contadas (2006) -10.00€; A Santa Casa da Misericórdia de Fão (2000) – 8.00€; Sob céus estranhos, uma artista chamada Ilse (2013) - 10.00€. A aquisição destas publicações é feita na Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura.

Estas medidas enquadram-se no âmbito dos eixos de intervenção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, que o Município de Esposende assumiu para o seu plano de ação.