Município de Esposende assinala Jornadas Europeias do Património e do Turismo

25 Set

JORNADAS 2019
Assinalando as Jornadas Europeias do Património e do Turismo, o Município de Esposende promove um vasto programa que se inicia no dia 27 de setembro, Dia Mundial do Turismo, e se prolonga até 4 de outubro. Conferências, música e visita orientada à Casa das Marinhas preenchem um programa aberto a todo o público.
Valorizar e promover o património local como elementos marcantes da cultura e da história concelhia são dois dos objetivos que as Jornadas Europeias do Património preconizam para 2019. Assim, o Município de Esposende convida a uma viagem sensorial, abordando as tradições gastronómicas do noroeste peninsular, a conhecer o projeto “ESTALEIRO_Esposende (Des)Construção”, experiência musical gerada no cruzamento de várias práticas artísticas contemporâneas e a perceber o valor histórico e patrimonial único das Escolas Rodrigues de Faria.
Na próxima sexta-feira, dia 27, o Fórum Municipal Rodrigues Sampaio acolhe, pelas 10 horas, a conferência “Arqueogastronomia”, durante a qual Carlos Alberto Brochado de Almeida abordará “A alimentação no Noroeste Português entre a Pré História e a Idade Média” e Manuel Rial Santos apresentará o projeto “Vimianzo, do mar à terra”.
A valorização e promoção dos produtos tradicionais contribuem para o desenvolvimento sustentável do território e para a preservação e manutenção deste património nacional. O projeto ESGASTRONOMIA, em desenvolvimento, visa o levantamento documentado do receituário tradicional de Esposende e dos produtos agrícolas e piscícolas, nomeadamente através da inventariação de referências escritas, da obtenção de elementos relativos à história, particularidades, usos e saber-fazer associados.
No sábado, entre as 18h30 de sábado e as 4 horas de domingo, o Estaleiro Naval de Esposende acolhe o projeto “ESTALEIRO”, cujo código genético radica na construção e na desconstrução híbrida e mutável de um evento que reúne a expressão artística e musical. Esta primeira edição integra a experiência Eric Copeland, Allen Halloween, Conjunto Corona, Sereias, Iguanas e Ohxalá.
ESTALEIRO é uma co-produção do Núcleo de Intervenção Cultural de Esposende (NICE) e d’A Macho Alfa, Associação Cultural, com o apoio da Câmara Municipal de Esposende e da Associação Fórum Esposendense.
Domingo, 29 de setembro, a programação das Jornadas Europeias do Património e do Turismo contemplam uma visita orientada à Casa das Marinhas, pelas 10 horas. Denominada “Cas’Aberta”, esta é uma excelente oportunidade para conhecer a vida e obra do arquiteto esposendense Viana de Lima. Trata-se de uma atividade gratuita, mas com inscrições obrigatórias até dia 26 de setembro, através do e-mail casa.marinhas@cm-esposende.pt ou do telefone 253 960 179.
Complementarmente à visita orientada, sugere-se uma visita livre à exposição alusiva à obra do arquiteto, designada “Memento, Momento”, patente no Museu Municipal de Esposende, dedicada à arquitetura de Viana de Lima.
A concluir a programação dedicada ao Património e ao Turismo, realiza-se, no dia 4 de outubro, pelas 21h30, a Conferência “As Escolas Rodrigues de Faria: esboço de uma sociedade”, a realizar no Auditório das Escolas Rodrigues de Faria, em Forjães. Do programa constam intervenções de Rui A. Faria Viana, abordando “O Patrono António Rodrigues de Faria”, Eduardo Gonçalves que analisará “A Educação no Estado Novo” e Carlos A. Brochado Almeida centrará a sua intervenção na “Escola Primária de Forjães e os azulejos de Jorge Colaço”.
O valor histórico e patrimonial único deste edifício, que acolhe a sede da Junta de Freguesia da vila de Forjães, permitirá um olhar mais pormenorizado e especializado sobre o património que estas Jornadas Europeias destacam em Esposende.
Esta postura enquadra-se, de resto, nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas.