Inaugurado em Curvos Museu das Motas Motom

22 Set

motom

Esposende, terra de campeões em motociclismo, dispõe, desde hoje, em Curvos, de um museu único no Mundo, onde estão reunidos exemplares dos 68 modelos produzidos pela mítica marca italiana Motom.
Fruto do trabalho desenvolvido ao longo dos últimos 40 anos, por Paulo Cunha, a freguesia de Curvos passa a contar com uma unidade museológica particular, mas que será visitável pelo público, decorrente de um acordo entre o proprietário e o Município de Esposende.
“Estou muito feliz por Esposende acolher tão valiosa coleção, resultado da determinação e empenho de um habitante de Curvos”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira. De resto, o autarca lembrou a forte tradição motociclista que Esposende ostenta, enquadrando o propósito da existência de um museu dedicado a motas.
Em evidência, o museu apresenta, com destaque, a Série 12 da Motom, produzida entre 1947 e 1956, mas também podem observar-se os exemplares de dois tempos e os motocultivadores. Em lugar de destaque encontram-se neste museu alguns exemplares que participaram em competições internacionais, mas há vários dados curiosos, desde logo os três matizes de vermelho que caraterizavam os modelos Motom.
Um trabalho meticuloso de Paulo Cunha que levou quatro décadas a reunir exemplares, reconstruindo-os fielmente, com pormenores que evidenciam um estudo sólido sobre a marca que floresceu em Milão, em 1947 e fechou a linha de produção em 1970.