Município de Esposende apresenta nova produção do Quarteto Contratempus

24 Out

contratempus

O Município de Esposende vai promover a apresentação do espetáculo “As Sete Mulheres de Jeremias Epicentro”, uma coprodução do Quarteto Contratempus e Teatro Municipal do Porto, que terá lugar no próximo dia 4 de novembro, às 22h00, no Auditório Municipal de Esposende, com entrada livre.

Trata-se de um espetáculo de ópera com tecnologia e humor, que aborda a dualidade realidade/virtual dos dias de hoje, convidando a uma reflexão, de forma divertida, sobre esta questão.

Esta produção tem por base a história de Jeremias Epicentro, um D. Giovanni moderno e incansável. Mas Jeremias é um enorme sedutor que se apaixona e desapaixona num pequeno espaço entre quatro paredes. É um sedutor solitário. Os sentidos de Jeremias vivem do mesmo modo o real e o virtual. Na sua hiperatividade emocional, Jeremias Epicentro seduz, por isso, as personagens com que joga, as atrizes dos filmes que vê e, em última análise, as heroínas dos livros que lê. No seu quarto cabe o mundo inteiro, cabem todas as emoções e experiências humanas, as paixões, os enganos, as proezas e os desassossegos. Prisioneiro do seu ecrã, Jeremias, como tantos contemporâneos seus, vai perdendo a capacidade de distinguir o real do virtual. No seu quarto, Jeremias empalidece, com o tempo. No mundo virtual há pouco sol.

Tal como no projeto "A Querela dos Grilos" (2015) e na criação "Os Dilemas Dietéticos de uma Matrioska do Meio" (2016), o Quarteto Contratempus assume novamente a envolvência de todos os instrumentistas em cena, como atores. Nesta produção, porém, vai um pouco mais além e inclui tecnologia ao serviço da performance e da participação do público no espetáculo.

"As Sete Mulheres de Jeremias Epicentro" é um texto original de Mário João Alves, a composição musical, também original, é da autoria de Jorge Prendas, enquanto que a encenação pertence a António Durães.

A criação desta ópera parte de um projeto de investigação levado a cabo em parceria com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto no estudo da aplicação das tecnologias wearable às artes performativas.

O Quarteto Contratempus é um grupo de ópera de câmara fundado em 2008, com génese na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE). Composto pelos músicos Teresa Nunes (soprano), Crispim Luz (clarinete), Brenda Vidal Hermida (piano) e Susana Lima (violoncelo), dedica-se à produção e interpretação de obras de música contemporânea, principalmente com a estreia de obras de criadores portugueses, nomeadamente com os compositores Fernando Lapa, Daniel Moreira, Nuno Côrte-Real, Sérgio Azevedo e Jorge Prendas. Mais informações disponíveis em www.quartetocontratempus.com.