Município de Esposende assinala Jornadas Europeias do Património

21 Set

O Município de Esposende vai associar-se às Jornadas Europeias do Património, entre 22 a 24 de setembro e que este ano tem como tema “Património e Natureza”, desenvolvendo atividades que pretendem evidenciar a relação entre o património e a natureza como fonte inesgotável de conhecimento, de criatividade e de recreação.

Sementeiras em tabuleiro, ações de limpeza, teatro de marionetas, percursos e escavação arqueológica são as atividades previstas e que pretendem atrair a comunidade em geral, sendo a participação gratuita. Os interessados deverão inscrever-se até dia 21 de setembro, através do e-mail arqueologia@cm-esposende.pt ou do telefone 253 960 179.

Residindo na natureza enorme potencial para um equilibrado desenvolvimento cultural, social e económico, o programa projetado para assinalar, em Esposende, as Jornadas Europeias do Património associam a vertente lúdica do convívio em locais com História.

Sexta-feira, 22 de setembro, realizam-se diversas sementeiras em tabuleiro de espécies florestais autóctones, dirigidas aos utentes dos jardins de infância e aos alunos do 1.º ciclo. Aos participantes será apresentada uma breve explicação sobre a importância da floresta e as suas mais-valias biológicas, ecológicas e económicas. As espécies plantadas serão utilizadas, posteriormente, na reconversão do coberto vegetal do monte de S. Lourenço. A ação decorre no Centro de Educação Ambiental, em Marinhas, devendo os interessados inscrever-se previamente através do e-mail cea@esposendeambiente.pt

No sábado, 23 de setembro, com o tema “Limpar Ideias”, voluntários procedem à limpeza, recolha de sobrantes vegetais e desmatamento do monte de S. Lourenço. O objetivo é alertar para as consequências da falta de manutenção e limpeza da floresta, fomentando a responsabilização para a preservação do património. Participam na iniciativa os funcionários da Câmara Municipal, membros da Associação Desportiva, Cultural, Recreativa e Social do Município de Esposende e a comunidade em geral. Uma vez que a atividade irá decorrer ao longo do dia, propõe-se a realização de um piquenique, promovendo-se assim o convívio e a partilha, sugerindo-se que cada um leve o seu e depois se faça a partilha. A inscrição poderá ser realizada por e-mail para geral@adcrsme.com

Ainda no sábado, pelas 18 horas, o espetáculo “Bzzzoira Moira”, desenvolvido pelo Grupo de Teatro e Marionetas Mandrágora, aborda as lendas das mouras como lendas protetoras dos elementos, neste caso das fontes e dos poços, e do guarda bouças, figura mal-amada por muitos, responsável por vigiar e guardar a floresta.

Caso as condições climatéricas o permitam, a iniciativa terá lugar ao ar livre, junto ao Centro Interpretativo de S. Lourenço. Para domingo está reservado o roteiro patrimonial “Regresso ao Passado”, pelas 8h30, percurso circular que abrange valências culturais (arqueológicas e etnográficas) e naturais (fauna, flora e paisagem). Tem como ponto de partida o bimilenar castro de S. Lourenço, partindo para a descoberta de monumentos funerários Pré-Históricos, atravessando matas, florestas e a arriba fóssil.

“Arqueólogo por um dia” encerra as comemorações, propondo a atividade prática associada à simulação de uma escavação arqueológica e que terá lugar no Castro de S. Lourenço.

O Serviço de Património Cultural conta, para o efeito, com a parceria e apoio da Esposende Ambiente, através do Centro de Educação Ambiental e a colaboração do Gabinete Técnico Florestal da CME, dos Sapadores Florestais e da Associação Desportiva, Cultural, Recreativa e Social do Município de Esposende.