Município de Esposende dedica o mês de maio à memória do Arquiteto Viana de Lima

03 Mai

O Município de Esposende vai levar a efeito, no decurso deste mês, um programa dedicado à vida e obra do arquiteto esposendense Viana de Lima, que se inicia já na próxima sexta-feira, dia 5 de maio, com dois momentos distintos.

Assim, pelas 11h00, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, decorrerá a sessão de entrega dos Prémios Viana de Lima/Câmara Municipal de Esposende, distinguindo os melhores alunos do ano letivo 2015/2016 das Faculdades de Arquitetura e de Belas Artes da Universidade do Porto. Pelo terceiro ano consecutivo, serão atribuídos dois prémios, no valor unitário de 2000 euros, decorrente dos quais o Município recebe dos vencedores uma obra/trabalho da sua autoria para integrar e valorizar o Fundo Viana de Lima.

Já no período da tarde, pelas 17h00, no Museu Municipal de Esposende, terá lugar o lançamento do livro “Viana de Lima e a influência do Movimento Moderno na arquitetura portuguesa”, que procura dar a conhecer a obra de Viana de Lima, numa viagem pela sua personalidade e pelas respetivas influências do meio e dos fatores sociais, históricos e políticos do País e do Mundo da época.

Este segundo momento inclui, também, a inauguração de uma exposição sobre a obra do arquitecto, denominada “Memento, Momento”. A exposição encontra-se dividida em duas partes, onde a arquitetura de Viana de Lima aporta a uma dimensão oculta instigada pelo renascimento e os traçados áureos de Vitrúvio, para depois passar pelo Modulor de Le Corbusier. Assim, numa primeira parte, o arquiteto Esposendense é dominado pelo processo de desenho clássico das proporções que dominam a sua ideologia até aos meados do século XX. Neste período Viana de Lima não é alheio aos métodos do Arq. Marques da Silva e à componente operativa do Arq. Rogério de Azevedo na Direcção Geral de Edifícios e Monumentos Nacionais. Numa segunda parte, é abordada a interceção com o Movimento Modernista Europeu que foi o ingrediente explosivo de uma “supernova” que desponta no panorama da arquitetura portuguesa, entre correntes ideológicas contraditórias do Estado Novo. O sistema de medida do Modulor vai marcar presença nas obras de Viana de Lima depois dos anos 50. As figuras internacionais da arquitectura mundial como Le Corbusier, Walter Gropius, Alvar Aalto, Mies Van Der Rohe, Luis Sert e Oscar Niemayer com quem colaborou, também foram uma inspiração/ influência.

Este programa evocativo de Viana de Lima integra, ainda, a iniciativa “Cas’Aberta”, uma oportunidade de descobrir a Casa das Marinhas, da sua autoria, através de visitas livres às sextas-feiras, das 14h00 às 17h00 ou orientadas. Para as crianças e jovens entre os 6 e os 12 anos, é lançado o desafio, partindo da visita orientada à Casa das Marinhas, para construir uma maqueta, sendo que ambas as atividades carecem de marcação prévia.

Para mais informações sobre as atividades e a Casa das Marinhas os interessados deverão contactar através do e-mail casa.marinhas@cm-esposende.pt ou do telefone 253 960 179. Relativamente à exposição poderá ser contactado o Museu Municipal, através do e-mail museu.esposende@cm-esposende.pt ou do telefone 253 960 182.