Coro de Pequenos Cantores de Esposende e Portuguese Brass em concerto em Penafiel

11 Abr
O Coro de Pequenos Cantores de Esposende e o decateto de metais Portuguese Brass vão realizar um concerto, no próximo domingo, dia 13 de abril, às 16h00, na Igreja Românica de Boelhe, em Penafiel. O concerto integra o programa “Palcos do Românico”, que visa contribuir para a divulgação e desenvolvimento do território da Rota do Românico.

Será interpretada a “Paixão Segundo S. João”, para coro infantil a três vozes, decateto de metais, percussão, órgão e dois cantores solistas, da autoria do compositor e professor da Escola de Música de Esposende Osvaldo Fernandes. Recentemente estreada em concerto na Sé de Braga, a obra foi recebida de forma bastante efusiva pelo público, que lotou o espaço.

Neste concerto, que contará com a participação do barítono Carlos Meireles, do baixo Ricardo Torres, do percussionista André Silva e do organista Diogo Zão, com direção do maestro José Eduardo Gomes, serão ainda interpretadas obras de J. S. Bach, W. A. Mozart, O. Lassus, entre outros compositores.

Constituído por mais de meia centena de crianças e jovens dos 6 aos 16 anos, o Coro de Pequenos Cantores de Esposende resulta de uma parceria da Câmara Municipal e da Escola de Música de Esposende. Encontra-se em atividade desde 2009, sendo que do seu currículo constam atuações em vários palcos de relevância nacional. Em fevereiro deste ano lançou o seu primeiro disco, intitulado “Mudam-se os Tempos”, com obras encomendadas a três compositores portugueses contemporâneos, refletindo o patamar de excelência atingido por esta formação, dirigida por Helena Venda Lima.

O decateto de metais Portuguese Brass é constituído por músicos exigentes que perseguem um constante aperfeiçoamento e que pretendem dar mostras da versatilidade dos instrumentos de metal, criando uma atmosfera de harmonias perfeitas e sonoridades magníficas. Apresenta um repertório eclético e variado, que inclui obras originais, arranjos de música clássica, jazz, popular, entre outros.